Praças do interior ganham vida com Internet sem fio do Acessa SP

O antigo hábito de frequentar a praça da cidade, há muito esquecido, voltou à moda com a rede WiFi, aberta para uso de todos

qua, 12/08/2015 - 17h41 | Do Portal do Governo

O posto do Acessa SP, em funcionamento desde 2008 na cidade de Itatinga, atraiu os jovens para a principal praça da cidade, após a instalação da rede WiFi no programa Acessa SP. Instalado na Casa do Cidadão, na Praça Major Bello, o Acessa abriu a rede sem fio para uso de todos e registrou, no mês de julho, 2.378 conexões pela rede WiFi.

De acordo com a monitora Bruna Magda Bueno de Oliveira, a média de conexões pela rede WiFi do Acessa SP é de 50 usuários por dia. O novo hábito dos jovens de Itatinga, cidade com pouco mais de 19 mil habitantes, também inspirou a professora Vanderléia de Carvalho, que transformou a praça em uma sala de aula. Ela participa do programa de capacitação Aprendiz Legal, do Centro de Integração Empresa Escola. “Na nossa grade curricular tem uma aula sobre mídias e tecnologias e para ensinar essa disciplina levei os jovens para a praça e tivemos uma aula dinâmica, com acesso às redes sociais”, conta Vanderléia.

O programa trabalha com jovens estudantes de 14 a 24 anos, que ainda não frequentam a faculdade. “É uma faixa etária que usa muito celular e a experiência foi interessante para todos”, comenta a professora.

Outra cidade do interior onde a praça voltou a ser ponto de encontro dos jovens é Aguaí. O Acessa SP, em funcionamento desde 2004 no município, está instalado na Praça Governador Carvalho Pinto, próximo a três escolas. De acordo com o monitor Paulo Garcia Rosa, quem mais utiliza o sinal de internet via WiFi é o público mais jovem, que frequenta a praça como um “ponto de encontro” para brincadeiras, bate-papos e diversões. “A internet sem fio também é bastante utilizada por profissionais que trabalham próximo ao local, além de estudantes, que usam o serviço gratuito para fazer pesquisas”, informa.

O Acessa SP é o programa do governo do Estado para promover a inclusão digital. Em funcionamento há 15 anos, se consolidou como política pública e, desde 2012 tem implantado a rede WiFi para que os usuários possam se conectar à internet não apenas pelos computadores instalados nos postos mas também por seus dispositivos, via rede sem fio. O número de usuários na rede sem fio do Acessa em todo o Estado já passa de 1,8 milhão de usuários, dos quais 862.848 mil usuários somente neste ano.

Do Acessa SP