Poupatempo usa a tecnologia para atender surdos

Aplicativo que traduz textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é testado em três postos até o final do ano

seg, 05/09/2016 - 14h05 | Do Portal do Governo

Os postos do Poupatempo Sé, Santo Amaro e São José dos Campos estão testando um aplicativo que traduz de português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) as informações sobre serviços prestados no Poupatempo. Desenvolvido pela startup Hand Talk, o app permite que o deficiente auditivo tenha acesso a um vídeo em Libras, a partir de um código de resposta rápida (QR Code). Ao acessar o vídeo, ele fica sabendo, na Língua de Sinais, o que precisa para obter seu documento. Os testes começaram dia 1º de setembro e vão até o final do ano.

Para a avaliação, o QR Code foi inserido no material informativo sobre o RG e a Carteira de Trabalho, que estão entre os serviços mais procurados no Poupatempo. A emissão de RG, por exemplo, totalizou 2,7 milhões – de um total de 28,7 milhões de atendimentos no período de janeiro a julho deste ano.

O Estado de São Paulo tem 1,9 milhão de pessoas com deficiência auditiva, de acordo com o último Censo do IBGE (2010), e a expectativa do Governo é que a comunidade surda teste o serviço e dê sua opinião sobre a sua efetividade. Os postos Poupatempo disponibilizam tablets, com aplicativo para ler o código, para aqueles que não têm um smartphone. Este dispositivo é necessário para ler o QR Code e “conectar” o cidadão com o Hugo (avatar criado pela Hand Talk para a comunicação via sinais).

Pitch Gov SP

A escolha do aplicativo da Hand Talk para os testes é resultado da iniciativa do programa Pitch Gov SP, criada pelo Governo do Estado de São Paulo para inovar na prestação e melhoria de serviços públicos e, ao mesmo tempo, estimular novos empreendedores, fortalecendo as startups dedicadas ao cidadão. A Hand Talk foi uma das 11 empresas selecionadas para testar sua solução em uma área do governo paulista. Em sua primeira edição, o Pitch Gov teve 304 inscrições de soluções sugeridas por startups para atender aos desafios propostos pelo Governo nas áreas de Educação, Saúde e Facilidades ao Cidadão. O Pitch Gov é coordenado pela Subsecretaria de Parcerias e Inovação, vinculada à Secretaria de Governo.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, o Poupatempo já prestou mais de 503 milhões de atendimentos. Atualmente, conta com 72 postos fixos e uma unidade móvel, instalados em todas as regiões administrativas do Estado, que atendem mais de 182 mil cidadãos por dia.

Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 97% de aprovação dos usuários. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.

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