Poupatempo terá mais cinco unidades implantadas ainda este ano

O Governo do Estado de São Paulo prepara a entrega de mais cinco unidades do Poupatempo até o fim do ano, nas cidades de Sertãozinho, Guaratinguetá, Guarujá, Jaú e Mauá. […]

qui, 16/07/2015 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo prepara a entrega de mais cinco unidades do Poupatempo até o fim do ano, nas cidades de Sertãozinho, Guaratinguetá, Guarujá, Jaú e Mauá. Com isso, os paulistas terão a partir do ano que vem 71 Poupatempos espalhados por cidades de todas as regiões administrativas do Estado, além de seis unidades do Poupatempo Móvel, que cumprem rotas itinerantes.

Os novos postos representam mais dez mil atendimentos por dia à capacidade total do Programa Poupatempo. Em 2014, o programa vem realizando uma média diária de 163,7 mil atendimentos.

O Poupatempo Mauá, um dos maiores do grupo a ser inaugurado nos próximos meses, teve a licitação lançada nesta terça-feira, 14, no Diário Oficial, para contratação da empresa responsável pela gestão e instalação de maquinários e mobiliário, além da contratação de pessoal.

A obra já foi entregue pelo governo do Estado de São Paulo, respeitando restrições da área de proteção ambiental onde ele se encontra, no centro da cidade. Com piso da entrada permeável para maior absorção de água e área útil de mais de 3 mil metros quadrados (em uma área total de 10 mil metros quadrados), o Poupatempo Mauá terá capacidade para 2,3 mil atendimentos diários.

O próximo Poupatempo a ser inaugurado é o de Sertãozinho, em outubro. Para novembro estão programadas as entregas dos postos de Guaratinguetá, Guarujá, Jaú e Mauá.

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Subsecretaria de Tecnologia e Atendimento ao Cidadão e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação.

Idealizado na gestão Mário Covas, no final dos anos 90, o programa Poupatempo estabeleceu um novo padrão de qualidade em serviços públicos, reunindo diversos órgãos e entidades públicas num único local, oferecendo ao cidadão um atendimento sem burocracia e com excelência na qualidade de atendimento. Em junho desde ano, o Poupatempo foi apontado em pesquisa do Instituo Datafolha como o melhor serviço público de São Paulo.

Além da facilidade de acesso a serviços de apoio, como serviço bancário e central de fotocópias, o maior programa de atendimento ao cidadão do País inovou também na ampliação do horário de funcionamento, abrindo inclusive aos sábados. A grande novidade, no entanto, foi a diminuição do tempo de espera pelos documentos, o que foi alcançado com um fluxo mais racional de trabalho nos órgãos públicos envolvidos no programa. A meta dos funcionários é atender cada cidadão em até 20 minutos, no máximo. A demora é monitorada permanentemente e o último relatório da Superintendência de Novos Projetos do Poupatempo indica que o recorde de menor tempo no atendimento, no mês de junho, foi no Posto de Dracena: durou apenas 45 segundos.

Desde a inauguração do primeiro posto Poupatempo, o Sé, em outubro de 1997, até o fechamento de julho de 2014, o Programa Poupatempo já prestou mais de 449 milhões de atendimentos à população. Deste total, 407,6 milhões foram realizados nos postos e 41,7 milhões prestados pelo Disque Poupatempo.

Da Secretaria Estadual de Governo