Poupatempo São Bernardo do Campo abre vagas para voluntários do Programa Escreve Cartas

Serviço auxilia pessoas com dificuldades com o idioma a escrever cartas e preencher formulários

ter, 10/05/2016 - 12h21 | Do Portal do Governo

O Programa Escreve Cartas do Poupatempo São Bernardo do Campo oferece 72 vagas para quem deseja dedicar-se ao trabalho voluntário. Inspirado no filme “Central do Brasil” (1998), o serviço auxilia pessoas com dificuldades com o idioma a escrever cartas e preencher formulários.

Segundo a coordenadora do programa na unidade, Bernardina Fernandes Chagas, um dos objetivos do Escreve Cartas é “colocar o cidadão em pé de igualdade com os demais, para que ele possa escrever uma carta, fazer uma reclamação, preencher um currículo ou receber uma atenção que, sem os voluntários, ele não teria.”

Os voluntários do programa dedicam duas horas por semana para atender pessoas que procuram o serviço nos postos do Poupatempo. Atualmente o Escreve Cartas funciona nas unidades de Santo Amaro, Itaquera e Osasco, além de São Bernardo do Campo.

Para participar do Escreve Cartas é necessário ter boa caligrafia, muita dedicação e respeito ao próximo. Os voluntários precisam de disposição, paciência, saber guardar sigilo do que escrevem, manter uma postura neutra durante a redação da carta e trabalhar com prazer.

Inscrições

As inscrições para se candidatar a uma vaga de voluntário no Escreve Cartas no Poupatempo São Bernardo podem ser feitas do dia 16 de maio a 10 de junho, pelo telefone 11 4121-5293 ou pessoalmente na administração do Poupatempo. O horário de atendimento é das 7h às 19h de segunda a sexta-feira, ou aos sábados, das 7h às 13h.

Os candidatos que se inscreverem para as 72 vagas de voluntários em São Bernardo serão convidados para uma reunião no dia 18 de junho. Aqueles que forem selecionados terão outra reunião no dia 25 de junho para organizar horários de atendimento.

Atualmente, o posto conta com 11 voluntários que atendem nas terças, quartas e quintas no período da manhã. Nos demais horários, atendentes do Poupatempo colaboram com o programa quando necessário.

Nos últimos meses, a maior parte dos atendimentos é para pessoas que querem ajuda para preencher o currículo profissional para tentar uma vaga no mercado de trabalho. São cerca de 20 atendimentos diários. Além de currículos, as pessoas também buscam ajuda para preencher formulários do Detran, Sabesp e outras empresas.

Escreve Cartas

O Governo do Estado de São Paulo criou o programa Escreve Cartas em 1º de novembro de 2001, inspirado em uma personagem do filme Central do Brasil, de Walter Salles. No filme, a personagem Dora, interpretada por Fernanda Montenegro, é uma escrevedora de cartas que trabalha na estação ferroviária do Rio de Janeiro.

Diferentemente do filme, o serviço do Escreve Cartas do Poupatempo é gratuito e as cartas são postadas na caixa de coleta dos Correios no próprio Poupatempo.

Desde sua implantação, mais de 300 mil atendimentos foram prestados pelo programa, que conta com um quadro de 180 voluntários.

Serviço

– Inscrições: de 16 de maio a 10 de junho, pelo telefone 11 4121-5293 ou pessoalmente na administração do Poupatempo. O horário de atendimento é das 7h às 19h de segunda a sexta-feira, ou aos sábados, das 7h às 13h.

– Quantidade de vagas: 72

– Endereço: Rua Nicolau Filizola, 100 – Centro (próximo ao Paço Municipal e ao Terminal de Ônibus e Trólebus EMTU).

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 486 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 66 unidades instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral. Em 2015, foi eleito o melhor serviço público, em pesquisa divulgada pelo Datafolha.

Do Poupatempo