Poupatempo Santo André comemora dois anos com mais de 1,7 milhão de atendimentos

Unidade também atende moradores de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Caetano, além de bairros da capital

qui, 25/05/2017 - 20h01 | Do Portal do Governo

Em apenas dois anos, desde a chegada em Santo André, o Poupatempo já prestou 1 milhão e 700 mil atendimentos, o equivalente a mais de duas vezes a população da cidade (712.749, segundo estimativa mais recente do IBGE).Inaugurado em 26 maio de 2015, o posto realiza em média 72 mil serviços ao mês. Além de Santo André, a unidade atende também moradores dos municípios da região, como Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Caetano, além de bairros da capital paulista, como São Mateus, São Rafael e Iguatemi.

Entre os órgãos com maior procura estão o Detran.SP, com 803 mil documentos emitidos, como licenciamento de veículos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH); e o Instituto de Identificação (IIRGD), para Carteira de Identidade Atestado de Antecedentes Criminais, com 218 mil emissões; a Secretaria da Fazenda, com 142 mil solicitações; e o e-poupatempo, para serviços públicos pela internet, com 109 mil atendimentos.

O posto conta com serviços do AcessaSP, Secretaria do Emprego (Sert), SPPrev, Tribunal Regional Eleitoral e um correspondente bancário, para pagamento de taxas.

Programação

Para comemorar os dois anos de funcionamento, nesta sexta-feira, 26, o Posto do Governo do Estado oferece apresentações musicais aos usuários, a partir das 15h30. A cantora andreense Nanda Marques, acompanhada pelo tecladista Rodrigo Bitarello, e os colaboradores da unidade interpretarão clássicos da MPB.

Poupatempo Santo André

O Poupatempo Santo André fica na Rua Giovanni Batistta Pirelli, 155 (Dentro do Atrium Shopping) – Vila Homero Thon – e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h da manhã às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Em pesquisa realizada pela empresa Praxian no ano de 2016, a unidade foi aprovada por 97% dos usuários. Um dos fatores que contribuem para a avaliação é o agendamento prévio, que garante o atendimento na hora marcada pelo cidadão.

Como agendar dia e hora no Poupatempo

O agendamento para ser atendido no Poupatempo pode ser feito pelo site www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo celular, com o aplicativo ‘SP Serviços’.

Os cidadãos também podem recorrer ao atendente virtual ‘Poupinha’, que está em testes no Portal do Poupatempo (no canto inferior direito) ou pelo Messenger, no Faceboook, no link: https://www.messenger.com/t/PoupinhaSP.

O serviço do Disque Poupatempo (0800 772 3633 – para telefones fixos – ou 11 2930 3650 – para ligações de celulares) segue o expediente das unidades.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 541 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel, que atendem mais de 180 mil cidadãos por dia.

Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.

Assessoria de Comunicação
Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp
comunicacao.poupatempo@sp.gov.br