Poupatempo Santo Amaro abre seleção para voluntários do programa Escreve Cartas

São 15 vagas disponíveis para quem quiser trabalhar auxiliando pessoas com dificuldades em ler e escrever

seg, 23/04/2018 - 16h23 | Do Portal do Governo

O Programa Escreve Cartas do Poupatempo Santo Amaro abre seleção para quem deseja se dedicar ao trabalho voluntário. São 15 vagas disponíveis para quem quiser trabalhar auxiliando pessoas com dificuldades em ler e escrever.

Os voluntários dedicam duas horas por semana para atender cidadãos que procuram o serviço para redigir cartas, preencher formulários e até mesmo elaborar currículos. Atualmente, o Escreve Cartas funciona nas unidades do Poupatempo de Santo Amaro, Itaquera e São Bernardo do Campo.

Para participar, é necessário ter boa caligrafia, dedicação e respeito ao próximo. Os voluntários precisam de disposição, paciência, saber guardar sigilo do que escrevem e manter uma postura neutra durante a redação.

Inscrições

As inscrições para se candidatar a uma vaga de voluntário no Escreve Cartas do Poupatempo Santo Amaro podem ser feitas até o dia 11 de maio, pessoalmente, na área de atendimento do programa no Poupatempo Santo Amaro, ou pelo telefone (11) 2859-3124. A unidade fica na Rua Amador Bueno, nº 258, Santo Amaro (próximo ao Largo 13 de maio), e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

A seleção e capacitação dos candidatos irão ocorrer no sábado, dia 12 de maio.

Escreve Cartas

O Governo do Estado de São Paulo criou o programa Escreve Cartas em novembro de 2001, inspirado em uma personagem do filme “Central do Brasil” (1998), de Walter Salles. No filme, a personagem Dora, interpretada por Fernanda Montenegro, é uma escrevedora de cartas que trabalha na estação ferroviária do Rio de Janeiro. Desde sua implantação, o programa já realizou mais de 300 mil atendimentos.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação. Iniciado em 1997, conta atualmente com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo. Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.

Assessoria de Comunicação
Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp
comunicacao.poupatempo@sp.gov.br