Poupatempo realiza quase 40 milhões de atendimentos no Estado em 2013

Implantação de agendamento de serviços, Ciretrans e anúncio de 35 novas unidades foram destaques do programa durante o ano

seg, 13/01/2014 - 9h12 | Do Portal do Governo

Em 2013, o Poupatempo, programa de serviços do Governo de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, realizou mais de 38,6 milhões de atendimentos em todo o Estado, dentre presenciais e pelo Disque Poupatempo.

Os órgãos que mais tiveram solicitações foram Detran/Ciretran, com 6,6 milhões de serviços prestados, Instituto de Identificação (IIRGD), com 4,7 milhões, e-poupatempo (serviços públicos pela internet), com 2,8 milhões, e Secretaria do Emprego (Sert), com mais de 2,3 milhões.

Por dia, os postos Poupatempo registraram uma média de 132,6 mil atendimentos, sendo cerca de 24,4 mil do Detran/Ciretran, 17,4 mil do IIRGD, mais de 10,4 mil pelo e-poupatempo, e aproximadamente 8,7 mil serviços diários pela Sert.

Desde a inauguração da primeira unidade, em 1997, o Poupatempo já prestou mais de 382 milhões de atendimentos. Atualmente, o programa conta com 32 postos instalados na capital, Grande São Paulo, interior e litoral. Em 2014, mais 35 unidades começam a ser implantadas em diversas regiões do estado.

“O Poupatempo é um programa que beneficia milhões de cidadãos e agora, com a expansão, poderemos levar serviços públicos de qualidade para cada vez mais perto das pessoas”, afirma o secretário de Gestão Pública, Davi Zaia.
Em 2013, a Grande São Paulo ganhou mais um Poupatempo. Em um ano de funcionamento, a unidade de Suzano já realizou mais de 598 mil atendimentos. No mesmo ano, 10 postos do interior, região Metropolitana e litoral receberam o e-agendamento para serviços de RG. Para CNH, 16 unidades tiveram o sistema implantado.

Com o e-agendamento, o cidadão não precisa mais aguardar pelo atendimento no posto. Basta agendar o serviço pela internet, no dia e horário de sua conveniência e chegar com 15 minutos de antecedência para a retirada da senha. O sistema também permite distribuir melhor o fluxo de atendimento durante todo o horário de funcionamento da unidade.

O agendamento pode ser feito no site, no Facebook ou no próprio posto. Em agosto, o Disque Poupatempo (0800 772 3633) também passou a marcar atendimento para RG.

Quem utiliza serviços de veículos passou a contar com a opção de realizar todos os serviços do Detran.SP nos postos Poupatempo de Suzano, Osasco, Marília, Presidente Prudente, Mogi das Cruzes, Botucatu, São Carlos, Araraquara, Tatuí, Araçatuba, Rio Claro e Caraguatatuba. No posto de Guarulhos, o serviço funciona desde julho de 2012.

“2013 foi um ano de muitas conquistas para o Programa Poupatempo, com implantações de órgãos e sistemas que facilitaram a vida de funcionários e usuários. Estamos trabalhando para cultivar a confiança das pessoas, mantendo o foco na ampliação do programa”, declara Davi Zaia.

Do Poupatempo