Poupatempo Luz comemora 14 anos com mais de 6 milhões de atendimentos

Programação celebra data, resgata memórias e histórias de vida

sex, 08/06/2012 - 20h04 | Do Portal do Governo

O Poupatempo, órgão do Governo do Estado de São Paulo coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, celebra neste sábado, dia 9 de junho, os 14 anos de implantação da unidade Luz.

Para comemorar, o posto realiza, das 7h às 13h, o evento Carrinho da Alegria, voltado ao público infantil e com entrada franca. Dois palhaços farão brincadeiras e esculturas com balões. Já na parte da tarde, das 14h às 18h, uma festa junina está programada somente para funcionários e familiares. O posto será enfeitado e terá brincadeiras, bingo, correio elegante e pescaria, além de comidas e bebidas típicas.

História

Inaugurado em 9 de junho em 1998, o Poupatempo Luz foi o segundo posto do programa a ser implantado para ajudar a atender a grande demanda de atendimento que existia no Poupatempo Sé, o primeiro a ser criado.

O prédio onde hoje se encontra o posto foi inaugurado em 1970 e projetado por Jorge Nasser e Benno Perelmutter. Na ocasião, abrigava o Posto Um do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), órgão responsável pelos trabalhos de identificação civil e criminal, com a expedição da Carteira de Identidade, do Atestado de Antecedentes Criminais e da Folha de Antecedentes.

Muitos funcionários que trabalhavam no Posto Um continuaram no local quando ele foi transformado em Poupatempo Alfredo Issa, primeiro nome do posto Luz. Um deles era Danilo de Oliveira Lima, hoje com 33 anos. Ele começou a trabalhar como papiloscopista no Posto Um do IIRGD e estava presente durante toda a transição. Ele lembra que visitou o prédio durante a reforma e passou por um período de adaptação, pois ninguém sabia direito o que era um Poupatempo.

Danilo, hoje supervisor do posto, também tem uma história romântica para contar: “Na época eu trabalhava na área de coleta de digitais. Uma moça veio procurar o serviço, trocamos alguns olhares e ela me deu seu telefone. Dois anos depois nos casamos e estamos juntos até hoje”, revela.

Passado e presente

Além de histórias de amor, o Poupatempo Luz também abriga memórias antigas. Candida Schwenck, gerente do posto, explica como era o atendimento há 14 anos: “Logo no início não existia computador, então tudo tinha que ser trazido datilografado e em três vias. A maioria das pessoas não tinha máquina de escrever em casa, então, ao chegar ao posto, você se deparava com muitos homens sentados na calçada com máquinas de escrever no colo. Eles ofereciam o serviço de preenchimento dos formulários para quem precisava”.

Candida também conta que o posto é local de teste para novas tecnologias: “Sempre que surge algum tipo novo de sistema, de tecnologia, de inovação; é aqui no Poupatempo Luz que tudo é testado” diz.

Hoje a unidade possui o e-poupatempo, que oferece aos cidadãos salas equipadas para o acesso a cerca de 2 mil serviços públicos de esfera estadual, municipal e federal disponíveis na Internet, com a orientação de funcionários especializados. Além disso, ainda são realizados os serviços de emissão de Carteira de Identidade e Atestado de Antecedentes Criminais.

“O aniversário do Poupatempo Luz deve ser celebrado com muita festa, pois resgata uma trajetória de sucesso entre funcionários e usuários com a evolução e o aprimoramento dos serviços, sempre em benefício da população”, parabeniza o secretário estadual de Gestão Pública, Davi Zaia.

Atualmente, 162 funcionários trabalham no posto, entre supervisores, atendentes, recepcionistas e auxiliares. Todos ajudaram o Poupatempo Luz a ser o que é hoje; um local que presta serviços ao cidadão paulistano e já atendeu mais de 6 milhões de pessoas nestes 14 anos.

Serviço

O Poupatempo Luz está localizado na Praça Alfredo Issa, 57, próximo à Estação Luz do Metrô.
O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7 às 19 horas e sábado, das 7 às 13 horas.
Disque Poupatempo: 0800 772 36 33

Da Secretaria de Gestão Pública