Poupatempo lança guia de serviços para tablets e smartphones

Com poucos cliques e navegação fácil e rápida, qualquer pessoa pode consultar taxas, prazos e documentos necessários para realizar os serviços no Poupatempo e já escolher a data e hora para ser atendido

ter, 03/11/2015 - 12h02 | Do Portal do Governo

O Poupatempo acaba de lançar um novo aplicativo para para tablets e smartphones que facilita ainda mais o atendimento de quem precisa tirar ou renovar documentos. O Guia de Serviços do Poupatempo, antes disponível apenas na internet, agora pode ser consultado por dispositivos móveis. Além do Guia, o Poupatempo tem também um aplicativo exclusivo para agendar dia e hora para ser atendido em qualquer um dos 67 postos Poupatempo no Estado de São Paulo.

Os dois aplicativos do Poupatempo fazem parte do conjunto de programas para dispositivos móveis do governo de São Paulo destinados ao atendimento público. Para ter acesso basta baixar o aplicativo SP Serviços, que funciona como uma loja de aplicativos do governo paulista.

Quem agenda o atendimento já recebe o link para saber os documentos necessários, e quem pesquisa o Guia de Serviços também já é direcionado para o agendamento ao final da consulta. Os aplicativos fazem parte da estratégia da Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão do Governo de São Paulo de ampliar a prestação de serviços do Poupatempo por meios eletrônicos, utilizando todas as possibilidades que a tecnologia permite para facilitar a vida dos cidadãos.

Com poucos cliques e navegação muito fácil e rápida, qualquer pessoa pode consultar taxas, prazos e documentos necessários para realizar os serviços no Poupatempo e já escolher a data e hora para ser atendido sem espera.

O SP Serviços reúne até agora 27 aplicativos, inclusive o teste simulado do Detran e um jogo que mostra como combater o mosquito da dengue. Um dos programas permite consultar pelo celular o Atestado de Antecedentes Criminais. Também é possível a pesquisa de pontos na CNH e multas de veículos (Detran.SP), obter informações em tempo real sobre linhas de trens urbanos e metrô (CPTM / Metrô) e de programas habitacionais do Casa Paulista (Secretaria da Habitação).

Pelo SP Serviços também é possível consultar débitos inscritos na Dívida Ativa do Estado (PGE), notas e frequência de alunos (Secretaria da Educação) e autenticidade de guias de transporte animal e vegetal (Secretaria da Agricultura e Abastecimento), além obter informações e acompanhamento de pedidos ao SIC – Serviço de Informações ao Cidadão (Arquivo Público do Estado). No aplicativo da CDHU, é possível pedir a segunda via de boletos de financiamento imobiliário do programa habitacional paulista.

Os aplicativos reunidos no SP Serviços estão disponíveis nas lojas App Store e Google Play. Sempre que um novo aplicativo do Governo é criado, o SP Serviços exibe seu ícone com a identificação “novo”. Se o cidadão tiver interesse, é só clicar para fazer o download.

O SP Serviços também permite que o cidadão receba notificações dos órgãos do Governo, com mensagens relevantes de interesse público geral ou, até mesmo, mensagens personalizadas, para usuários autenticados, por exemplo, um alerta sobre o vencimento da CNH e do prazo para licenciamento de veículos, já disponíveis.

Como baixar

Com o celular ou tablet em mãos, entre na loja de aplicativos do seu dispositivo (Google Play ou App Store) e busque o ‘SP Serviços’. Baixe o programa e confira os serviços disponíveis.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 462 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 67 unidades instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral.

Do Poupatempo