Poupatempo implanta sistema de coleta digital para RG em mais 26 postos

68 unidades já contam com essa facilidade; os demais postos receberão o sistema no início de 2017

seg, 26/12/2016 - 19h12 | Do Portal do Governo

O Poupatempo ampliou em 2016 a oferta do sistema que oferece aos cidadãos a coleta biométrica para a Carteira de Identidade RG. A tecnologia elimina a necessidade de levar a foto 3×4 para fazer o RG e guarda a imagem digital do cidadão.

A assinatura e as impressões digitais também são totalmente digitalizadas em 68 postos do programa. Com o sistema, os cidadãos não precisam mais sujar os dedos de tinta na hora da coleta das impressões digitais.

No ano de 2016, a mudança foi implantada em 26 unidades. No início de 2017, todos os 72 postos Poupatempo no Estado de São Paulo – incluindo Mogi das Cruzes, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Suzano e Taubaté – terão mais essa facilidade para quem precisa tirar a primeira via ou atualizar o documento.

A relação completa de postos que possuem a biometria para RG pode ser consultada no portal do Poupatempo www.poupatempo.sp.gov.br.

Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou 525 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 72 unidades, instaladas em todas as regiões administrativas do Estado, que atendem mais de 175 mil cidadãos por dia. Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 97% de aprovação dos usuários. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.

Assessoria de Comunicação – Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp

comunicacao.poupatempo@sp.gov.br.