Poupatempo facilita pagamentos de serviços via internet

Sistema está disponível para clientes do Banco do Brasil, Bradesco, Santander e, agora, Itaú Unibanco

ter, 02/05/2017 - 12h53 | Do Portal do Governo

O Portal Poupatempo facilitou ainda mais o pagamento de taxas para pedidos de 2ª Via de RG, com a adesão do Itaú Unibanco ao sistema de derivação de site para o internet banking. Outras importantes instituições financeiras já fazem parte do sistema: Banco do Brasil, Bradesco e Santander.

Com a adesão do Itaú Unibanco, maior banco privado do país, o serviço de pagamento de taxas pelo site do Poupatempo fica disponível para mais 59,8 milhões de correntistas. O sistema já estava disponível para 63 milhões de correntistas do Banco do Brasil, 31 milhões de clientes do Bradesco e 17,5 milhões do Santander.

No momento em que a pessoa faz o agendamento do dia e horário em que deseja ser atendida, o site do Poupatempo oferece a opção de entrada no Internet banking, para que o pagamento seja efetuado sem a necessidade de deslocamento até a agência bancária.

O Governo de São Paulo continua negociando com outras instituições para facilitar a vida de todos os que precisam dos serviços do Poupatempo. Clientes de instituições que ainda não aderiram tem a opção de imprimir o boleto bancário (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais – DARE), que pode ser recolhido em todos os bancos.

A ampliação das facilidades de acesso a serviços do Poupatempo faz parte da estratégia do Governo do Estado de São Paulo, através da Coordenadoria de Serviços ao Cidadão da Secretaria de Governo, para aprimorar o alcance da prestação de serviços ao cidadão por canais eletrônicos. Com o atendimento virtual, mais barato, o Poupatempo pode multiplicar a capacidade de atendimento e levar serviços diretamente aos usuários pela internet ou aplicativos.

O Poupatempo foi implantado em 1997 com o objetivo de facilitar a vida do cidadão e simplificar o acesso a documentos e serviços públicos. O programa passou, nos últimos anos, por uma fase de grande expansão física e já conta com 72 postos fixos em todas as regiões administrativas do Estado.

Agora, ao completar 20 anos, em outubro deste ano, o Poupatempo está implantando novas tecnologias para multiplicar os serviços eletrônicos, sempre com o objetivo de facilitar a vida dos cidadãos e permitir a solução de problemas com documentos sem a necessidade de ir pessoalmente aos postos de atendimento.

“Estamos falando de uma mudança de conceito, com acesso virtual aos serviços sem perda de qualidade no atendimento”, afirma Ilídio Machado, diretor de Serviços ao Cidadão da Prodesp, empresa de Tecnologia da Informação do governo paulista responsável pela gestão do programa Poupatempo.

Além das facilidades no portal e do aplicativo SP Serviços, para acesso a informações e agendamentos, o Poupatempo também passou a contar nos últimos meses com 64 equipamentos de autoatendimento nas 19 maiores unidades. Os totens de autosserviços permitem tirar o Atestado de Antecedentes ou pedir a segunda via do RG sem a necessidade de passar pelas mesas de atendimento do Poupatempo (serviço exclusivo para quem já fez a coleta de dados biométricos a partir de agosto de 2014).

Do Poupatempo