Poupatempo é o melhor serviço público de São Paulo, segundo pesquisa Datafolha

Programa do Governo do Estado aparece, pelo terceiro ano consecutivo, como líder na preferência na categoria de serviços públicos

seg, 29/05/2017 - 14h44 | Do Portal do Governo

O Poupatempo é o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’, segundo pesquisa Datafolha realizada entre os dias 27 e 30 de março. Foram entrevistados 1.004 paulistanos com 16 anos ou mais, das classes A e B. O Poupatempo aparece pelo terceiro ano consecutivo como líder na preferência na categoria de serviços públicos.

A pesquisa especial do Datafolha sobre o setor de serviços teve início em 2015 – ou seja, desde que a pesquisa começou, o Poupatempo aparece como o melhor em serviços públicos.

Um dos motivos para o sucesso do Poupatempo na pesquisa é o sistema de atendimento com hora marcada, que evita aglomerações e filas, segundo Ilídio Machado, diretor de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, empresa do Governo de São Paulo responsável pela gestão do programa Poupatempo.

Com 72 unidades fixas e uma móvel em todas as regiões administrativas do Estado, o Poupatempo atende, atualmente, cerca de 180 mil cidadãos por dia. Para organizar o atendimento, o Poupatempo tem diferentes canais eletrônicos para prestar informações e facilitar o agendamento para atendimentos. Além do portal poupatempo.sp.gov.br, o cidadão também pode baixar o aplicativo SP Serviços ou usar o atendente virtual ‘Poupinha’, que pode ser consultado pelo portal ou no Messenger.

Em mensagem aos colaboradores do Poupatempo, o presidente da Prodesp, Célio Bozola agradeceu a dedicação e excelência na prestação de serviços à população paulista, o que reafirma a missão principal da Prodesp de “contribuir para a eficiência do setor público e para a simplificação da vida do cidadão por meio de soluções tecnológicas inovadoras”.

“Nesses 20 anos desde a inauguração da primeira unidade do Poupatempo, na Praça da Sé, pelo então governador Mario Covas, em outubro de 1997, o empenho de todos vocês vem ajudando a construir essa imagem de eficiência e cordialidade no atendimento.  Qualidades já reconhecidas também nas pesquisas anuais com o cidadão – este ano, o Poupatempo alcançou 99% de bom e ótimo, índice recorde e motivo de orgulho para todos os paulistas”, diz a carta de Bozola aos colaboradores do Poupatempo.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 541 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel, que atendem mais de 180 mil cidadãos por dia.

Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.

Assessoria de Comunicação
Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp
comunicacao.poupatempo@sp.gov.br