Poupatempo completa 15 anos de atendimento ao cidadão paulista

Programa do Governo do Estado e posto Sé comemoram aniversário com festa

qui, 18/10/2012 - 20h03 | Do Portal do Governo

Tirar documentos, realizar diversos serviços públicos, pagar taxas em um mesmo lugar, ter acesso gratuito a computadores com internet em um ambiente limpo e climatizado. Tudo isso já seria motivo de comemoração dos 15 anos que o programa Poupatempo completa neste sábado, dia 20. Mas o reconhecimento vai além dos serviços. O que conquista o público é o modo como eles são prestados.

Gerenciado pela Secretaria de Estado de Gestão Pública, o programa é um dos mais populares do Governo de São Paulo pela excelência no atendimento a todos os cidadãos. “Orientação é a cara do Poupatempo. Quando o cidadão chega ao posto, nós somos o primeiro contato”, explica a colaboradora da unidade aniversariante Sé, Miriam Frigo.

Atualmente, contabilizando os serviços prestados nos 31 postos, o programa realiza 122 mil atendimentos por dia. Entre os órgãos mais procurados, estão o Instituto de Identificação, com 30 milhões de Carteiras de Identidades emitidas; o Detran, com 13 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) entregues e aproximadamente 14 milhões de Licenciamentos de veículos realizados.

Segundo a gerente do posto Sé, Cândida Rocha Schwenck, o cidadão que vai ao Poupatempo não quer apenas informação, “ele quer um atendente que o olhe nos olhos e que escute o que ele tem a dizer”.

Novo modelo

Lançado em 1997, o programa já tinha a missão de estabelecer um novo modelo de atendimento ao cidadão, que oferecesse serviços públicos com eficiência, qualidade, rapidez e sem privilégios. Essa era a ideia do então governador do Estado de São Paulo, Mario Covas.

Daniel Annenberg esteve na equipe que viabilizou a criação do programa Poupatempo. Hoje coordenador do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo, Annenberg, à frente do programa por aproximadamente 7 anos, relembra a época da idealização. “A criação do Poupatempo era prioridade do Governo. Covas queria mudar a forma com que o cidadão era atendido, queria simplificar a vida das pessoas e rever os procedimentos adotados pelos órgãos, para que os serviços fossem prestados com mais agilidade”, conta.

Há 15 anos, a emissão da Carteira de Identidade levava pelo menos 30 dias. Com a criação do programa, o serviço poderia ser realizado em no máximo cinco dias, “e isso por causa da enorme quantidade de solicitações nos postos”, explica.

Com a preocupação ao atendimento que a população receberia, os funcionários que trabalhariam na Unidade Sé passaram por uma seleção rigorosa e, após a escolha de 50 pessoas, foram mais três meses de treinamento. E desde o início foi um sucesso. Implantado no marco zero de São Paulo, o Poupatempo Sé recebia cidadãos de todo o Estado que queriam realizar seus serviços com celeridade e desfrutar de bom atendimento.

“O Poupatempo era um sonho que Mario Covas pôde ver se concretizar e que hoje o governador Geraldo Alckmin não mede esforços para buscar meios de modernizá-lo e torná-lo ainda mais uma referência na excelência dos serviços que presta”, diz o secretário de Gestão Pública, Davi Zaia. “São 15 anos de avanços e pretendemos garantir ainda mais espaço de cidadania à população”, completa.

Unidade Sé

O primeiro posto a ser inaugurado foi o da Sé, localizado na Praça do Carmo, próximo ao marco zero de São Paulo, centro da cidade. De lá para cá, 30 outras unidades foram implantadas em todas as regiões do Estado e mais de 334 milhões de atendimentos realizados. Por mês, cerca de três milhões de pessoas são atendidas pelo programa.

A funcionária Tatiane Barone explica porque tem orgulho de seu trabalho no posto Sé. “O orientador absorve muita coisa, histórias inteiras de vida, contadas em frações de segundos. Cada dia é diferente”.

Pelos números, a unidade Sé impressiona. Nestes 15 anos, já realizou mais de 45 milhões de atendimentos, o que representa quatro vezes o número da população da capital paulista. A média diária do posto é de 7,5 mil atendimentos, ou seja, mais de 172 mil cidadãos transitam pelo posto mensalmente. Hoje, a unidade presta 250 serviços presenciais, aproximadamente, e conta com 700 funcionários.

Implantações e avanços

Nos primeiros meses de Poupatempo Sé, o Instituto de Identificação, órgão responsável pelos serviços mais requisitados pelos cidadãos à época, como RG e Antecedentes Criminais, funcionava até meia-noite e os funcionários que ficavam de plantão eram levados para suas casas.

Uma noite, um dos técnicos de informática que estava de plantão não conseguiu voltar para casa. “Nós tivemos que levar os funcionários até suas residências, mas os lugares eram tão distantes que quando chegou minha vez de ir para casa, já estava na hora de abrir o posto novamente”, conta o bem humorado servidor Gasparino Rodrigues de Souza.

Em 26 de agosto de 2010, os serviços de RG no Poupatempo Sé passam a ser feitos exclusivamente com dia e hora marcados. O mesmo acontece com a CNH, que desde fevereiro deste ano também é emitida apenas se agendada.

A medida permite melhor distribuição da procura pelos serviços e atendimento mais rápido para o cidadão, pois não há necessidade de aguardar. Basta chegar ao local 15 minutos antes do horário marcado.

Para agendar o atendimento, o cidadão deve acessar o site do e-agendamento (www.e-agendamento.poupatempo.sp.gov.br).

Aniversário do Poupatempo Sé

Nesta sexta-feira, dia 19, uma grande comemoração será organizada aos mais de 700 funcionários pelo aniversário do posto, a partir das 10h30. O secretário de Gestão Pública, Davi Zaia, estará na unidade para cumprimentar todos os colaboradores responsáveis por estes 15 anos de sucesso.

No sábado, dia 20, os cidadãos que passarem pela unidade entre 9h e 10h poderão contar com a apresentação de 35 integrantes do Coral Uni-Santana, que irá interpretar canções nacionais em diversos espaços do posto.

A coordenadora de atendimento Ivete de Souza faz um relato emocionado de seu trabalho no Poupatempo Sé. “Acredito que somos mais do que colaboradores de um programa voltado para a prestação de serviços públicos. Somos pessoas capazes de renovar a valorização do ser humano. Somos mais que servidores, e sim solidários ouvintes. Podemos, em cada simples ação, tornar o mundo um lugar melhor para se viver através do gesto”, finaliza Ivete.

Serviço

O Poupatempo Sé fica na Praça do Carmo, s/nº, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas.

Da Secretaria de Gestão Pública