Poupatempo alerta foliões: vista fantasia, mas não perca a identidade

Programa alerta para os cuidados que devem ser tomados durante o Carnaval, período que lidera as estatísticas de perda, furto e roubo de documentos

sex, 05/02/2016 - 17h20 | Do Portal do Governo

O Poupatempo alerta os foliões para os cuidados que devem ser tomados com os documentos durante o Carnaval, período que lidera estatísticas de perda, furto e roubo de documentos.

Segundo a superintendência do Poupatempo, o problema também é comum em outros feriados, quando muitas pessoas relaxam nos cuidados e acabam perdendo documentos, o que eleva o número de solicitações de segunda via nos dias subsequentes.

O problema se reflete nas estatísticas de emissão de segunda via da Carteira de Identidade, que crescem em janeiro, após as festas de fim de ano, e em março, após o Carnaval. No ano passado, foram 323,3 mil RGs emitidos em janeiro e 319,6 mil em março. Em julho, mês de férias, o número chegou a 328,8 mil. Durante o ano, as 69 unidades do Poupatempo emitiram 3,4 milhões de segundas vias de RG.

Confira os dados de RG em 2015 mês a mês

Para tentar conter as estatísticas e evitar dores de cabeça para muitos foliões, o Poupatempo lançou uma campanha nas redes sociais, usando um vídeo curto onde um dos mascotes do programa faz o seguinte alerta: ‘Vista a fantasia, mas não perca a identidade. Cuide dos documentos na folia’.

Assista ao vídeo da campanha

Para quem vai viajar para países vizinhos, o Poupatempo lembra que nos países do Mercosul os turistas brasileiros podem se identificar apresentando apenas a cédula de identidade, desde que a data de emissão não seja superior a dez anos. Muitas empresas aéreas barram o viajante no embarque por causa da exigência do documento atualizado. Quando isso ocorre, o Poupatempo Guarulhos pode emitir uma segunda via provisória mediante a apresentação do bilhete de viagem marcado, mas o documento vale por apenas 90 dias.

Para quem precisa tirar um documento, renovar ou pedir uma segunda via de documento, a melhor forma de agendar a ida ao Poupatempo é com o aplicativo ‘SP Serviços’. Basta baixar o app no celular ou tablet e escolher o dia e hora em que deseja ser atendido.

Também é possível agendar pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo Disque Poupatempo: 0800 772 36 33 para ligação de telefones fixos (ligação gratuita) ou (11) 2930-3650 para ligação de celulares (tarifa cobrada pela operadora).

Os postos Poupatempo trabalham no sábado, dia 6, em seus horários habituais. Todas as unidades reabrem na quarta-feira de Cinzas, dia 10, ao meio-dia.

Os horários de atendimento dos 69 postos de atendimento no Estado de São Paulo podem ser conferidos no portal ou no aplicativo ‘SP Serviços’.

Desde 1997, quando o Poupatempo foi criado pelo ex-governador Mario Covas, os paulistas já tiraram 31,1 milhões de segundas vias do RG e mais de 22,1 milhões de segundas vias, renovação ou substituição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 474 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 69 unidades instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral. Em 2015, o Poupatempo foi eleito pelo Instituto Datafolha o melhor serviço público de São Paulo

Do Poupatempo