Poupatempo alcança 97% de aprovação dos usuários

Pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 19 de dezembro de 2015, com entrevistas pessoais e individuais junto aos usuários dos órgãos e serviços do Poupatempo logo após o atendimento

seg, 21/03/2016 - 9h45 | Do Portal do Governo

O Poupatempo recebeu 97% de avaliação positiva em pesquisa de opinião feita com 6.575 usuários entre os dias 14 e 19 de dezembro do ano passado.

O objetivo da pesquisa foi identificar o grau de satisfação da utilização de serviços, canais de informação e colher sugestões de melhorias dos usuários do Poupatempo.

Para 96% dos entrevistados, o Poupatempo é um orgulho para o Estado de São Paulo. As respostas indicam que os usuários consideram o Poupatempo bem organizado (98% dos entrevistados), respeita o cidadão (97%), tem poucas filas (82%), tem funcionários atenciosos (96%), dá um bom atendimento (97%) e tem funcionários bem treinados (93%).

O programa é um serviço aprovado por 100% dos entrevistados na Grande São Paulo, por 99% dos entrevistados na Capital e interior e por 98% no Litoral. A capacidade tecnológica do programa é positiva para 93% dos entrevistados, regular para 3%, mesma porcentagem de quem não respondeu, e negativa para 1%.

Os usuários responderam que a tecnologia agrega qualidade aos serviços oferecidos (91%), é inovadora e moderna (86%) e apresenta poucos problemas (79%). 87% acham que o Poupatempo é uma referência na prestação de serviços que utilizam tecnologia e 85% consideram que o Poupatempo está sempre buscando novas soluções tecnológicas.

60% disseram que o serviço melhorou e 28% acharam que o nível de qualidade do atendimento se manteve em relação a visitas anteriores. 11% não responderam e para apenas 1% o atendimento piorou.

A pesquisa foi feita com entrevistas pessoais e individuais junto aos usuários dos órgãos e serviços do Poupatempo logo após o atendimento.

O resultado da pesquisa foi considerado positivo e “pouco visto em pesquisas de avaliação dos serviços públicos”, segundo a Praxian, empresa de inteligência de mercado responsável pelo levantamento. Com dez anos de experiência, a empresa é dirigida por professores formados no programa de Doutorado em Administração na USP e com larga experiência profissional.

Foram entrevistados 4.270 usuários no interior de São Paulo, 1.206 na Grande São Paulo, 821 na Capital e 278 no Litoral. Atualmente o Poupatempo tem 69 unidades fixas e uma móvel que cobrem todas as regiões administrativas do Estado de São Paulo. A média diária de atendimentos é de 179,7 mil, e a média mensal é de 4 milhões atendimentos.

Segundo o levantamento, 63,1% dos entrevistados foram atendidos em menos de 20 minutos. 24,4% esperaram entre 21 e 40 minutos e 5,6% enfrentaram espera de 41 minutos a uma hora. Outros 3% esperaram entre 1 hora e 1h30 e 1,5% disseram ter enfrentado um tempo de espera de 1h31 e 2 horas.

Em relação aos locais de atendimento, o aspecto de higiene e limpeza foi considerado positivo por 98% dos entrevistados. A organização do espaço é positiva para 97%, a sinalização visual é positiva para 96% e a segurança e conforto receberam 95% de avaliação positiva.

A coleta de dados da pesquisa foi feita em períodos diferenciados do dia, cobrindo diferentes turnos. A pesquisa também mostra o perfil dos usuários do Poupatempo: 53,7% são homens e 46,3% são mulheres. 71,7% possuem ensino médio ou superior e 28,3% cursaram o ensino fundamental. 14,2% têm até 25 anos, 37,8% estão na faixa dos 26 a 40 anos e 48% têm mais de 41 anos de idade.

A renda individual dos usuários é de até dois salários mínimos para 48% dos entrevistados, e de dois a cinco salários mínimos para uma porcentagem de 16,3%. 4% disseram ter renda de mais de cinco salários mínimos mensais e 31,7% não informaram ou não quiseram responder.

38,9% são empregados de empresas privadas, 16,8% são profissionais liberais ou autônomos, 5,9% são funcionários públicos e 3,7% são empresários. 11,7% são aposentados ou pensionistas, 11,8% disseram estar desempregados, 7,7% são donas de casa e 3,2% são estudantes.

Os serviços mais procurados são por primeira ou segunda via do RG (28,9%), emissão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (19%) e primeira ou segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (21,5%).

Entre os 3% que avaliaram negativamente os serviços do Poupatempo, 19% reclamaram das filas, 13% queixaram-se do mau atendimento ou falta de treinamento de funcionários, 16% citaram a falta de informação e 5% citaram problemas com o sistema. Também foram citadas reclamações com relação à necessidade de redução de prazos (5%) e falta de funcionários (3%). Os demais alegaram outros motivos (11%) ou não responderam (27%).

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 482 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 69 unidades instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral. Em 2015, o Poupatempo foi eleito pelo Instituto Datafolha o melhor serviço público de São Paulo.

Do Poupatempo