Poupatempo abre postos no Guarujá e Guaratinguetá e amplia serviços eletrônicos

Os dois novos postos, juntos, vão prestar cerca de 3 mil atendimentos por dia

qui, 03/12/2015 - 20h08 | Do Portal do Governo

O Programa Poupatempo coloca em funcionamento duas novas unidades neste mês de dezembro, uma no Guarujá e outra em Guaratinguetá. Com elas, o programa de desburocratização e serviços ao cidadão criado em 1997, pelo então governador Mario Covas, passa a contar com 69 postos no Estado de São Paulo.

Os dois novos postos entram em pré-operação no dia 7 (Guarujá) e 14 (Guaratinguetá). Os primeiros dias funcionam como um período de ajustes antes do início do funcionamento normal, ainda em dezembro. Por enquanto, não há data confirmada para as inaugurações.

Os dois novos postos, juntos, vão prestar cerca de 3 mil atendimentos por dia. Em 18 anos – completados em outubro – desde a abertura da primeira unidade, na Praça da Sé, o Poupatempo já registra 460 milhões de atendimentos realizados. O número representa mais de duas vezes a população brasileira, estimada em 204,8 milhões de habitantes.

A unidade do Guarujá foi instalada com investimento de R$ 1,1 milhão e terá 116 colaboradores de diferentes órgãos, além da administradora. Deve prestar cerca de 2 mil atendimentos diários e beneficiar uma população de cerca de 340 mil pessoas na região de Guarujá e Bertioga.

O Poupatempo Guaratinguetá recebeu investimento de R$ 920 mil e terá 41 colaboradores de diferentes órgãos e da empresa administradora. Deve prestar 900 atendimentos diários e beneficiar uma população de cerca de 460 mil pessoas da região de Guaratinguetá e municípios vizinhos de Aparecida, Areias, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Cunha, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Piquete, Potim, Queluz, roseira, Arapeí, Banal, São José do Berreiro e Silveiras.

Desde o ano passado, foram inauguradas 32 unidades, como parte do plano de expansão do Poupatempo. Além das duas novas que abrem este mês, novos postos ainda devem ser abertos em Jaú, Mauá, São Vicente e Tupã até o ano que vem.

O objetivo dos postos Poupatempo é o de prestar serviços públicos aos cidadãos com eficiência e agilidade. “O tempo do cidadão é sagrado e não pode ser desperdiçado”, lembra o subsecretário de Tecnologia e Serviços ao Cidadão do Governo de São Paulo, Julio Semeghini. Ele destaca que, além dos novos postos, o programa vem investindo em novas tecnologias que facilitam ainda mais a vida dos cidadãos, como aplicativos para celulares e outros serviços eletrônicos pela internet.

Também estão sendo testados, na unidade da Sé, equipamentos de autoatendimento que funcionam como caixas eletrônicos dos bancos. Com novas tecnologias capazes de reconhecimento biométrico dos cidadãos, esses totens de autoatendimento vão permitir, no futuro, que muitos serviços possam ser feitos sem necessidade de ir ao Poupatempo. “Os totens poderão ser instalados em locais de fácil acesso, como shoppings, e as pessoas poderão solicitar uma segunda via do RG e receber em casa pelos Correios”, afirma Semeghini.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 466 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 67 unidades instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral.

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