Posto Stella Maris é nova opção de doação na Pró-Sangue

Unidade oferece conforto e comodidade ao doador de sangue que mora em Guarulhos e nas zonas norte e leste da capital

seg, 03/02/2020 - 17h21 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue, órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, conta com mais uma nova unidade para doação de sangue. A partir de janeiro desse ano, o Posto Stella Maris passa a integrar a rede de coleta da Fundação.

Localizada dentro do Hospital Stella Maris, no bairro Itapegica de Guarulhos, a nova unidade da Pró-Sangue vai beneficiar os doadores que moram no município e nas zonas norte e leste da capital paulista.

Oferecendo um ambiente agradável que conjuga comodidade e conforto aos doadores, o posto possui 4 cadeiras instaladas na sala de coleta, com previsão de ampliação para 6, que resulta numa capacidade operacional de atendimento de 750 pessoas por mês.

A nova unidade irá contribuir de forma positiva na manutenção dos estoques da Fundação, responsável pelo abastecimento de mais de 100 instituições públicas de saúde da rede estadual.

O Hospital Stella Maris é um centro hospitalar de referência em cardiologia, com atendimento seguro e humanizado. Em seus 55 anos de tradição, a instituição é amplamente reconhecida pelo trabalho que desenvolve junto à comunidade, fazendo parte da vida da população de Guarulhos. Atualmente, dispõe de 96 leitos ativos para internação de pacientes nas diversas especialidades, além de Centro Cirúrgico.

O Posto Stella Maris está situado na Rua Maria Cândida Pereira, 568, Itapegica, Guarulhos, e fica aberto para atendimento à população de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, não havendo funcionamento aos sábados, domingos e feriados.

Serviço

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos básicos para doar. Como dica, a sugestão é doar durante a semana, de segunda a sexta-feira, pois o tempo de espera no atendimento é menor.

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta acesse www.prosangue.sp.gov.br ou ligue para o Alô Pró-Sangue: (11) 4573-7800.

Fundação Pró-Sangue
Assessoria de Imprensa

(11) 4573-7695
imprensafps@prosangue.sp.gov.br