Portinari, Debret e Tomie Ohtake no Palácio dos Bandeirantes

Cerca de mil visitantes estiveram no Palácio no mês de agosto, onde conheceram um pouco da história do Estado de São Paulo e um acervo de arte com milhares de obras

qua, 02/09/2015 - 9h19 | Do Portal do Governo

Cerca de mil visitantes estiveram no Palácio dos Bandeirantes no mês de agosto, onde conheceram um pouco da história do Estado de São Paulo e um acervo de arte com milhares de obras, como arte sacra, pinturas de Portinari, Di Cavalcanti, Djanira Motta e Silva, Tomie Ohtake, esculturas de Bruno Giorgi, Felícia Leirner e Maria Bonomi, entre outros, além de contemplar o grande jardim que cerca a sede do governo paulista, no bairro do Morumbi.

No térreo, uma breve história do Palácio dos Bandeirantes, desde sua aquisição até os dias de hoje, e da coleção de arte nele abrigada. Na entrada principal, estarão expostas obras de Henrique Bernardelli, Candido Portinari e Giovanni Oppido, que homenageiam os bandeirantes. A partir delas, os educadores contam a história da fundação do Estado. Ao lado dessas obras, reproduções de obras de Jean-Baptiste Debret retratando cidades do Estado de São Paulo, seus tipos humanos, costumes e paisagens locais no século XIX.

Além de mobiliário, peças de arte sacra e louçaria que compõem a coleção do governo paulista, os retratos dos ex-presidentes da Província e dos ex-governadores paulistas estão no primeiro andar do Palácio dos Bandeirantes. São 31 retratos reunidos para promover ao visitante uma leitura histórica e estética.

O Salão dos Pratos é assim denominado por ter sido o antigo salão de banquetes do Palácio, onde foram realizados almoços e jantares para líderes de Estado quando de suas visitas oficiais. Atualmente, sedia reuniões e eventos governamentais, integrando-se também ao circuito de visitação. A partir da década de 1990, o espaço passou a abrigar a coleção de louça histórica do Palácio.

Com a volta às aulas, o Palácio dos Bandeirantes vem recebendo um maior número de agendamento de público escolar de diversas séries.

Serviço

Local: Palácio dos Bandeirantes – Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2 – São Paulo/SP

Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h

Entrada: gratuita e acessível a pessoas com deficiência

Informações: (11) 2193-8282 ou monitoria@sp.gov.br

Grupos acima de 10 pessoas – agendamento em www.acervo.sp.gov.br

Todas as visitas são acompanhadas por educadores

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo