Portal do Governo do Estado de São Paulo ganha nova homepage

Reformulação prioriza o acesso rápido do cidadão paulista aos mais variados serviços estaduais

qua, 01/06/2016 - 9h10 | Do Portal do Governo

O Portal do Governo do Estado de São Paulo (www.saopaulo.sp.gov.br) ganhou uma nova homepage. Desenvolvida pela equipe de design e desenvolvimento web da agência A2Ad, a porta de entrada do Portal do Governo ganhou layout mais intuitivo e prioriza o fácil acesso à informação e aos serviços estaduais.

Com visual leve e de acordo com as tendências mais atuais da comunicação digital, o Portal tem caráter responsivo, que se adapta à plataforma utilizada pelo usuário no momento da navegação, seja ela desktop, notebook, smartphone, tablet ou celular.

A reformulação vai além da estética: seu grande diferencial é facilitar o acesso às informações e ações relevantes do Governo do Estado de São Paulo. A área de serviços à população ganhou mais destaque no novo design e toda a classificação de conteúdos foi repensada em quatro pilares: carreira e oportunidades, cultura e lazer, cidadania e social, e saúde e bem-estar.

A principal característica da nova homepage é colocar o cidadão em contato direto com os serviços disponíveis, facilitando o acesso às informações e aproximando o Governo ainda mais da população.

Histórico

Em março de 2012, a Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo, por meio da A2ad, implantou uma nova maneira on-line de se comunicar com o cidadão. Com o desafio de enaltecer o protagonismo da população, humanizar o conteúdo produzido e estabelecer um diálogo direto, objetivo e honesto, o Governo se mostrou presente no dia-a-dia das pessoas, com ações que buscam melhorar a sua vida, do nascimento à terceira idade.

De lá para cá, o Governo tem utilizado todas as plataformas digitais disponíveis para conversar com estas pessoas. No Portal, a nova linha editorial mais humana parte de histórias como pano de fundo para serviços, benefícios e ações do Governo em prol da população. Fotos, vídeos e textos são produzidos com olhar menos convencional para buscar a empatia do cidadão.

Como resultado, ampliamos a relevância do Portal do Governo. Entre 5 de março de 2012 e 30 de maio de 2016, o Portal do Governo de São Paulo registrou 47,5 milhões de visitas e mais de 93 milhões de páginas visualizadas (pageviews).

Ao todo, foram mais de 19 mil matérias produzidas e publicadas pela equipe de conteúdo da A2ad, o que gerou um fluxo de acesso superior a 24 milhões de usuários diferentes. O número é mais que o dobro da população da capital. Parte destes números foi obtida graças ao trabalho de desenvolvimento das palavras-chave que melhoram a busca do Portal do Governo no Google, conhecido como SEO (Search Engine Optimization).