Portal DataGEO atinge mil camadas publicadas

Plataforma que disponibiliza informações territoriais ambientais é mantida pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado

qui, 04/02/2016 - 20h07 | Do Portal do Governo

O Portal DataGEO, plataforma que disponibiliza informações territoriais ambientais, mantida pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado, atingiu em 2 de fevereiro as mil camadas publicadas, dentre elas, destacamos as camadas do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Unidades de Conservação (UC) e Dados de Qualidade Ambiental da Cetesb.

Para se ter uma ideia, cada camada para ser publicada requer um estudo, um entendimento de como será armazenada, como será exibida, quais cores e símbolos serão utilizados na visualização, títulos, legenda, metadados, entre outros aspectos. Há várias atividades envolvidas na publicação da camada nas quais trabalham tanto os técnicos da CPLA/CIGI quanto os produtores do dado. Por isso, atingir a marca de 1.000 camadas antes do encerramento da fase de implantação do projeto é um marco a ser comemorado.

O DataGEO está em operação há 18 meses e registra cerca de 250 acessos diários dos técnicos especialistas do Governo do Estado de São Paulo, em particular da SMA e Cetesb, pesquisadores, estudantes e outros especialistas – inclusive da iniciativa privada – que trabalham com dados ambientais.

Criado com a finalidade de aprimorar o planejamento, gestão, fiscalização e intervenção nas áreas de competência do Sistema Ambiental Paulista (AmbienteSP), o portal disponibiliza para toda a sociedade, de forma simples e desburocratizada, uma ampla quantidade e variedade de bases de dados geoespaciais (temáticos, imageamento, socioeconômicos, corporativos e legal ambiental) do Estado de São Paulo, oferecendo insumos e matéria-prima para a geração de informações e análises territoriais correlacionadas com questões ambientais.

As camadas do DataGEO estão classificadas em 32 Categorias Temáticas e podem ser acessadas no endereço: http://datageo.ambiente.sp.gov.br,

Da Secretaria do Meio Ambiente