Polícias Científica e Civil recebem reforço de 218 novos policiais

Governador Alckmin participou da cerimônia de formatura de 84 peritos criminais e da posse de 134 papiloscopistas, no Palácio dos Bandeirantes

ter, 11/02/2014 - 17h58 | Do Portal do Governo

As polícias Técnico-Científica e Civil de São Paulo receberam um reforço de 218 novos policiais. Nesta terça-feira, 11, foi realizada a cerimônia de formatura de 84 peritos criminais, que iniciam as atividades em núcleos do Instituto de Criminalística (IC) da capital, Grande São Paulo e de 11 regiões do interior, além da posse de 134 papiloscopistas que começam o curso de formação.

A cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes e teve a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, que entregaram funcionais e distintivos aos primeiros colocados da turma de papiloscopistas, além de certificados aos peritos melhor classificados.

“Hoje a Polícia de São Paulo se fortalece com a posse de papiloscopistas policiais e peritos criminais, que já se formam na academia e começam a trabalhar”, disse Alckmin. “Esses profissionais desempenham um papel importante na elucidação dos crimes”, completou. Ainda segundo Alckmin, São Paulo desenvolve três ações importantes em Segurança Pública. A primeira é de valorização do policial, por meio de salário, carreira e formação profissional. A segunda é a ampliação da força policial, enquanto a terceira se refere à tecnologia.

Os concursos que selecionaram os empossados e formandos receberam a inscrição de 77.628 candidatos à carreira de papiloscopista e de 17.519 concorrentes ao cargo de perito criminal. Além desses processos, o Governo do Estado prevê contratações recordes para as polícias Civil e Técnico-Científica.

Serão mais 2.805 cargos na Civil e 1.853 na Científica, frutos do programa “SP Contra o Crime”, um conjunto de ações estratégicas, anunciado em maio do ano passado pelo governador, que visa diminuir os crimes e valorizar as polícias. O investimento anual com as contratações será de R$ 305 milhões.

Para preencher essas vagas, já estão em andamento 11 concursos para selecionar 1.384 investigadores, 788 escrivães, 129 delegados, 447 peritos criminais, 140 médicos legistas, 84 técnicos de laboratório, 120 fotógrafos técnico-periciais, 55 desenhistas técnico-periciais, 89 atendentes de necrotério, 145 auxiliares de necropsia e 600 oficiais administrativos.

Novos peritos

Dos 84 peritos criminais, 32 serão destinados para a capital e Grande São Paulo, seis para Araçatuba, três para Araraquara, dois para Bauru, 10 para Campinas, dois para Marília, três para Presidente Prudente, três para Ribeirão Preto, 11 para São José dos Campos, quatro para São José do Rio Preto, quatro para Santos e quatro para Sorocaba.

Os novos policiais – 48 homens e 36 mulheres – passaram pelo curso de formação da Acadepol, que teve duração de cerca de três meses e incluiu aulas, palestras e estágio.

O perito criminal realiza levantamentos em locais de crime, pesquisas e variados tipos de exames. Os laudos produzidos pelo profissional fornecem elementos e provas técnicas e científicas a inquéritos policiais, ajudando no esclarecimento de crimes.

Papiloscopistas empossados

Após a posse, os 134 papiloscopistas farão um curso de formação com duração de cerca de quatro meses na Academia de Polícia Civil Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol). A carga horária total do curso é de 644 horas/aula e inclui palestras e 20 dias de estágio.

Entre as atribuições do papiloscopista está a identificação humana por meio das impressões digitais, incluindo de cadáveres. O profissional atua também revelando as digitais encontradas em locais de crime, contribuindo para que a investigação policial chegue ao possível autor do delito.

Secretaria da Segurança Pública
(11) 3291-6524