Policiamento Rural recebe 129 novas viaturas

Os veículos farão o patrulhamento em 23 cidades da região metropolitana e 62 municípios do interior

seg, 12/07/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, 12, a Polícia Militar Ambiental recebeu 129 novas viaturas do Governo do Estado destinadas ao Patrulhamento Rural. Após o desfile dos veículos, que serão entregues a 23 cidades da Região Metropolitana de São Paulo e 62 municípios do interior, o comandante geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, ressaltou a importância da interação do homem do campo com a polícia, que ficou mais evidente com a implantação do Programa de Policiamento Rural Integrado, em maio deste ano. A solenidade também contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto e do governador Alberto Goldman.

O investimento na compra das viaturas foi de mais de R$ 7,3 milhões. Durante a cerimônia, o governador Alberto Goldman lembrou a região de preservação ambiental da Cantareira, que abastece grande parte da Região Metropolitana, onde o patrulhamento será relevante. O governador também citou a importância do projeto de preservação do Alto do Tietê – a criação de um parque ambiental em toda a extensão do rio, que beneficiará a população que sofre com as enchentes.

Como forma da polícia ajudar a levar segurança para o campo, o coronel Camilo lembrou que o patrulhamento com as novas viaturas será feito em parceria com as polícias Rodoviária e Ambiental e o policiamento de área, com o apoio do Grupamento Aéreo. “Com o trabalho em conjunto com o homem do campo, o sistema integrado das polícias visa proporcionar mais segurança aos cidadãos da área rural, gerando tranquilidade e garantia de segurança pública nessas regiões”, garantiu.

O patrulhamento

Criado em 1998, o Patrulhamento Rural combate a criminalidade no campo através da integração de programas de policiamento ostensivo, rodoviário, ambiental e aéreo. Visando complementar o trabalho do Patrulhamento Rural, foi implantado, em maio deste ano, o Programa de Policiamento Rural Integrado. O novo sistema de atuação tem como objetivo o patrulhamento ostensivo e preventivo, visando à troca de informações entre a polícia e as comunidades rurais.

Todas as 129 viaturas já vêm equipadas com sistema de rádio digital, que possibilita integrar a comunicação entre as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, permitindo o fluxo de imagens e dados, à prova de interceptação.

Da Secretaria da Segurança Pública