Polícia reforça segurança no litoral com Operação Verão

Ação começa na próxima quinta-feira, 26, e vai até 2 de fevereiro

sáb, 21/12/2013 - 17h19 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin lançou neste sábado (21), em Cubatão, a Operação Verão 2013/2014. Para aumentar a segurança nas férias de verão, as cidades do litoral de São Paulo ganharão reforço de 3.242 policiais civis e militares a partir da próxima quinta-feira (26). A Operação vai até 2 de fevereiro.

Além de garantir a segurança de moradores e turistas que visitam a região, a ação prevê reforço policial nos terminais de passageiros e demais locais onde a circulação de pessoas aumenta durante o período.

“Já estamos com um número grande de policiais desde o dia 12 aqui na Baixada. Então, [a partir do dia 26], teremos este reforço grande na região durante as festas de final de ano, durante todo o mês de janeiro até o início de fevereiro”, destacou o governador

Polícia Militar

Serão 2.292 policiais militares enviados às 15 cidades do litoral norte e sul: Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Iguape, Ilha Comprida, Cananéia, Santos, Guarujá, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, São Vicente e Praia Grande.

O policiamento ainda vai ser reforçado por 534 PMs de unidades especializadas – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Comando de Operações Especiais (COE), Polícia Rodoviária e Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe).

A proteção de banhistas também está incluída na Operação Verão. Para prevenir acidentes nas praias e evitar afogamentos, o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) vai contar com reforço de 91 bombeiros e 780 guarda-vidas temporários.

A região também contará com o apoio de 165 viaturas a mais e 3 helicópteros para salvamento e resgate, que serão enviados à região no período.

Polícia Civil e Científica

A Polícia Civil vai reforçar o trabalho nas delegacias com o envio de 325 policiais à região.

Além do reforço e remanejamento, a Polícia Civil vai suspender férias e licenças-prêmio e destinar viaturas de unidades especializadas à região, como do Grupo de Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) e das delegacias de Investigações Gerais (DIG) e sobre Entorpecentes (Dise).

As unidades da Polícia Técnico-Científica – Instituto de Criminalística (IC) e Instituto Médico Legal (IML) – também preveem intensificar o quadro de funcionários conforme necessidade.

Investimento

Além do reforço no efetivo, serão entregues 201 novas viaturas – entre motocicletas, quadriciclos e carros – para a região. São 104 para o Vale do Paraíba e Litoral Norte e 97 para a Baixada Santista e Vale do Ribeira. O investimento total foi de R$ 648.400.

Elas serão usadas em programas de policiamento da PM, como Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), Ronda Escolar, Força Tática e Radiopatrulha. Parte das viaturas já está em uso.

Unidades do Corpo de Bombeiros das cidades receberão, ainda, 40 botes infláveis, 41 carretas rodoviárias, 43 motores de popa, 15 unidades de resgate e salvamento aquático, 45 motos aquáticas e 20 quadriciclos, a um custo de quase R$ 5 milhões.