Plano de Requalificação das Marginais começa com ciclopassarela sobre o Rio Pinheiros

Governo do Estado de São Paulo fará parceria com o Banco Mundial para viabilizar projeto

qui, 13/12/2012 - 17h02 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin apresentou nesta quinta-feira, 13, o projeto da ciclopassarela que ligará as margens do Rio Pinheiros ao Parque Villa-Lobos e à Cidade Universitária. O projeto faz parte da etapa inicial do Plano de Requalificação Urbana e Social das Marginais do Sistema Tietê-Pinheiros. A obra tem custo estimado de R$ 80 milhões.

O governador apresentou os desenhos e as ilustrações da nova ciclopassarela, que deverá ter aproximadamente 500 metros de extensão e estar pronta no início de 2014. Além disso, Alckmin mostrou a concepção do Plano de Requalificação das Marginais. “Um grande ganho para a cidade a inserção do paisagismo na malha urbana de São Paulo”, ressaltou o governador.

Para o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, a obra visa a mobilidade e o multiuso. “A ciclopassarela, além de ser uma obra de arte, trará inclusão social e cultural, interligando o campus da USP ao Parque Villa Lobos e às margens do Pinheiros. Vamos quebrar o isolamento histórico imposto ao rio pela construção das marginais. Devolveremos o rio à sociedade, além de integrar equipamentos urbanos importantes”, diz o secretário.

A ciclopassarela contemplará via de circulação para pedestres e ciclistas separadamente e vai integrar a ciclovia que já existe ao longo dos trilhos da CPTM. O projeto prevê uma passarela estaiada e fechada, obra paisagística e com grande função dentro do plano de Requalificação.

O governador anunciou, também, a “derrubada do muro” da Universidade de São Paulo.

Da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano