Pinacoteca terá programação especial no dia do aniversário de São Paulo

Seguindo as comemorações que marcam os 110 anos do museu, a entrada será gratuita no dia 25 de janeiro; haverá exibições de filmes, abertura de exposição e food trucks no estacionamento

seg, 18/01/2016 - 20h06 | Do Portal do Governo

Seguindo as comemorações que marcam o aniversário de 110 anos da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o museu, que pertence à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, organiza uma programação especial para o dia 25 de janeiro, feriado municipal em comemoração ao aniversário da cidade. Nesta data, a entrada será gratuita nos dois prédios (Pinacoteca e Estação Pinacoteca), haverá exibições de filmes nacionais e food trucks ocuparão todo o estacionamento do edifício da Praça da Luz. Na mesma data, acontece a abertura da exposição ‘Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo’ e o lançamento de catálogos de outras duas importantes mostras.

“A Pinacoteca vem comemorando seus 110 anos desde o ano passado e agora chegou o momento de celebrarmos com toda a população, com entradas gratuitas, descontos, uma nova exposição e comida boa”, disse Paulo Vicelli, diretor de Relações Institucionais.

Artes visuais

No dia 25 acontece a abertura da exposição ‘Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo’, que remete à origem comum de ambas as instituições e às características de suas coleções, já que a Pinacoteca nasce da transferência em 1905 de 20 obras reunidas pelo Estado de São Paulo na galeria artística do Museu Paulista, inaugurado em 1895 e conhecido também como Museu do Ipiranga. A mostra possibilita também ao público ver ou rever importantes peças do Museu Paulista, que atualmente, em função de uma reforma para sua conservação, encontra-se fechado à visitação.

Na Pinacoteca Luz estão abertas também as mostras “Uma coleção particular: Arte contemporânea no Acervo da Pinacoteca” e “Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. No local, é possível conferir ainda a exposição “Transver: Fotografias feitas por pessoas com deficiência visual”, além das obras da Galeria Tátil, exclusiva para deficientes visuais. Os animados podem estender o passeio até o Parque da Luz e apreciar, além do verde, as mais de 40 esculturas expostas pelo espaço desde 2002.

Na Estação Pinacoteca, as exposições “Territórios: Artistas Afrodescendentes no Acervo da Pinacoteca “, “A Gravura de Arthur Luiz Piza” e “Arte no Brasil: Uma história do Modernismo na Pinacoteca de São Paulo” também apresentam ao público parte do acervo da instituição, que reúne no total 11 mil obras. Por fim, “Gravura e Modernidade: A gravura brasileira dos anos 1920 aos anos 1960” apresenta um amplo panorama da produção de gravuras desses primeiros anos da modernidade no Brasil.

Gastronomia

No estacionamento da Pinacoteca, bikes e food trucks comercializarão comidas regionais como tapioca, acarajé, escondidinho, pastéis e muito mais. Participarão do evento: La Polenta, Box da Fruta, Cocina Urbana, Escondido na Kombi, Igual da feira, Kombi do chef, Churros Factory, Dona Mazza, Acarajé Di Ziza, Espetáculo do Espeto, Vintage e o Flor Café.

Cinema

Três filmes nacionais serão exibidos no Auditório da Pinacoteca dia 25 de janeiro. “Brincante” começa às 10h30. Na sequência, a partir das 13 horas, será apresentado o “O ano em que meus pais saíram de férias” e, por fim, o longa “Que horas ela volta?”, às 15h30. O espaço acomoda 130 pessoas. Para participar basta chegar com 15 minutos de antecedência. Não será autorizada a entrada após o início da sessão.

Lançamentos

Para completar a festa, os catálogos de duas exposições serão lançados dia 25. Um deles é o da mostra “Uma coleção particular: Arte contemporânea no Acervo da Pinacoteca”, que contém fotos de todas as obras expostas, além de texto curatorial de José Augusto Ribeiro, comentários sobre os trabalhos e biografia dos artistas preparadas pela equipe de curadoria da Pinacoteca.

Um box com três livros da exposição “Houyhnhnms”, de Nuno Ramos, também estará à venda na loja da Pinacoteca a partir dessa data. No catálogo da exposição as pessoas encontram o texto curatorial de Lorenzo Mammì, a lista e as fotos das obras e uma cronologia ilustrada. A pedido da Pinacoteca, o fotógrafo Mauro Restiffe e a escritora Noemi Jaffe acompanharam o processo de produção das obras que foram expostas, experiência que deu origem aos dois outros livros de ensaio. À venda por R$ 80, o livro custará R$ 72 nesse dia.

Aproveitando o lançamento destes livros, o Núcleo de Ações Educativas da Pinacoteca também apresenta pela primeira vez o “Material de Apoio à Pratica Pedagógica” que desenvolveu a partir da mostra protagonizada por Nuno Ramos. O conteúdo será disponibilizado gratuitamente para professores a partir dessa data. Os profissionais que passarem pelo museu entre 11h e 13h poderão retirá-lo.

Diversos produtos da loja estarão com preço especial nessa data.

Serviço

Data: Segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Horário: das 10h às 18h

Pinacoteca de São Paulo – Praça da Luz, nº 2 – São Paulo/SP

Neste dia, o estacionamento estará fechado para o funcionamento dos food trucks

www.pinacoteca.org.br

Da Secretaria da Cultura