Pinacoteca celebra o mês da consciência negra com exposição de arte africana

Estarão na mostra cerca de 200 peças, entre esculturas, máscaras e objetos de materiais e tamanhos variados

dom, 28/10/2012 - 20h11 | Do Portal do Governo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e a CPFL Cultura apresentam a exposição “Gênese e Celebração: Coleção de peças africanas do acervo de Rogério Cerqueira Leite”, com cerca de 200 peças, entre esculturas, máscaras e objetos de materiais e tamanhos variados (madeira, marfim, entre outros, de seis centímetros a 1,70 metro). Na exposição, catalogada pela CPFL Cultura, o público poderá conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural desses grupos étnicos.

“A Pinacoteca desenvolve anualmente uma programação especial no mês de novembro, Mês da Consciência Negra, que busca difundir a herança cultural dos povos afrodescendentes no Brasil, e refletir sobre a contribuição que essa herança traz para a formação do Brasil contemporâneo e que pode ser percebida em inúmeras peças da coleção da Pinacoteca, em obras que vão do período colonial à arte contemporânea”, afirma Ivo Mesquita, diretor técnico da Pinacoteca.

“Durante muitos anos, o professor Rogério foi adquirindo essas peças que resultaram numa coleção importante, que faz um amplo mapeamento das várias etnias da África”, afirma a curadora Renata Sunega. Em um mesmo espaço, a estética dialoga com o religioso, afirma Renata, por meio de relicários, máscaras e esculturas com os significados dos cultos africanos. Na coleção destacam-se peças da Costa do Marfim, Nigéria, Camarões, Congo, Gabão, Senegal, Angola, BurkinaFaso, Senegal, Tanzânia, Etiópia, entre outros países. O conjunto permite a contemplação de exemplares provenientes de povos com os Dan, Baolé, Anang, Yoruba, Bulu, Moba, Pende, Bantu, Pumu, Fang, Dogon e Sakuma.

Serviço

Gênese e Celebração: Coleção de peças africanas do acervo de Rogério Cerqueira Leite
Abertura: Sábado, 10 de novembro, a partir das 11h; em cartaz até o dia 28 de janeiro de 2013
Local: Pinacoteca do Estado – Praça da luz, nº 2 – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3324-1000
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingresso: R$ 6 e R$ 3 (meia); grátis aos sábados e às quintas

Da Pinacoteca do Estado