Pesquisa aponta que alunos aprovam Etecs

Levantamento do Instituto Inspirare com mais de 26 mil alunos de Etecs mostra que eles têm uma boa visão da escola, onde se sentem respeitados e aprendem coisas úteis para a vida

qui, 17/11/2016 - 12h38 | Do Portal do Governo

Os estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) têm uma boa visão da escola, onde acreditam que aprendem coisas úteis para a vida e se sentem respeitados em suas diferenças. Quanto à escola ideal, desejam tecnologia para além das aulas de informática, mais áreas verdes e querem aprender mais sobre habilidades de relacionamento. As conclusões são da pesquisa Nossa Escola em (Re) Construção, do Porvir, programa do Instituto Inspirare, e da Rede Conhecimento Social.

O levantamento foi realizado em escolas de todo o Brasil para ajudar escolas e professores a ouvir o que os estudantes pensam sobre currículo, práticas e recursos pedagógicos, ambiente da sala de aula e participação juvenil no espaço escolar. Os estudantes participaram de todo o processo, inclusive da elaboração do questionário. Nas Etecs, administradas pelo Centro Paula Souza (CPS), participaram da pesquisa 26.943 alunos, 70% dos quais entre 15 e 17 anos, que frequentam o Ensino Técnico, Técnico Integrado ao Médio (Etim) e Médio.

“É muito importante para a instituição ouvir e entender o que o aluno pensa e deseja da escola para aprimorar a qualidade do ensino oferecido”, afirma a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá. “Nosso aluno reconhece valor na escola, está satisfeito com a organização e aponta demandas muito atuais, maduras, como a necessidade da tecnologia permeando todas as atividades e o desenvolvimento de habilidades de relacionamento, fundamentais no mundo do trabalho e na vida.”

Aulas e disciplinas, material pedagógico e relação entre estudantes foram os itens apontados como os mais bem resolvidos na estrutura escolar das Etecs. Eles apontaram como pontos sensíveis as atividades artísticas, esportivas e extraclasse e a alimentação escolar – a pesquisa foi feita em julho, quando a merenda estava em pauta e ainda não totalmente equacionada, o que aconteceu a partir de agosto.

Questionados sobre o que falariam de sua escola, afirmaram que gostam de estudar em sua Etec, onde aprendem coisas que serão úteis em sua vida e o ambiente é favorável para todos se desenvolverem. Também acreditam que todos são respeitados independentemente da cor, religião, orientação sexual, nacionalidade ou cultura.

Embora a maioria dos entrevistados reconheça que não possam faltar canais de participação como grêmio, conselho escolar e atividades de integração, apenas entre 13% e 25% participam. As atividades escolares que mais mobilizam os alunos são as olimpíadas de conhecimento (57%), campeonatos esportivos
(41%) e atividades culturais (30%).

Escola dos sonhos

Quando o assunto é a escola sonhada, 59% dos entrevistados desejam tecnologia não apenas nas aulas de informática e 52% querem áreas verdes, além de quadras e equipamentos esportivos (43%), seguidos de adaptações para pessoas com deficiência (42%). Para além da estrutura, desejam uma escola onde aprendam mais, que os deixe mais felizes, que respeite a individualidade de todos e que seja inovadora, nessa ordem.

Embora queiram estudar tanto para o vestibular como para o mercado de trabalho, o segundo item é apontado como o principal objetivo da escola. Quanto aos conteúdos, mais do que matemática, português e outras disciplinas, querem aprender mais habilidades de relacionamento com outras pessoas (19%); política, cidadania e direitos humanos (12%); e temas do cotidiano (11%).

A maioria deseja um currículo mais flexível, seja participando da escolha de parte das disciplinas (32%), de todas elas (23%) ou ainda optando por outras matérias fora do horário escolar (19%). Dos entrevistados, 49% acham que o ensino por meio de projetos que envolvam a solução de problemas, metodologia adotada nas Etecs, é o mais adequado. Pedem ainda uma organização menos ortodoxa da sala de aula, com móveis variados, sofás e pufes (38%), e a possibilidade de aprender em outros
ambientes (21%).

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec -, em mais de 300 municípios paulistas.

Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, ultrapassa 208 mil estudantes. As Fatecs atendem cerca de 80 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica

Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza
(11) 3324-3355 / 3324-3362 / 3324-3363
imprensa@cps.sp.gov.br
www.cps.sp.gov.br