Patrimônio em Rede resgata obras do Governo de São Paulo

Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo realiza, nesta terça-feira, dia 4, no Palácio dos Bandeirantes, o primeiro encontro estadual do programa

seg, 03/12/2012 - 14h57 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo, por meio da Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, órgão vinculado à Secretaria da Casa Civil, realiza nesta terça-feira, dia 4 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, o “I Encontro Estadual do Programa Patrimônio em Rede”. O encontro vai apresentar os resultados obtidos pelo programa e as perspectivas para 2013.

A proposta do Programa Patrimônio em Rede é inventariar o patrimônio artístico do Governo do Estado. São diversas obras entre pinturas, esculturas, tapeçarias, mobiliário, arte sacra e outros artefatos artísticos, distribuídas em 26 Secretarias, 25 Autarquias e 17 Fundações estaduais, situadas na capital, interior e litoral.

Participam do Programa a Fundação Prefeito Faria Lima – Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal (Cepam), por sua larga experiência em parcerias com os municípios paulistas, e a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), por sua competência em tecnologia da informação.

As Secretarias e os órgãos vinculados integrarão a rede, por todo Estado, em várias etapas, disponibilizando funcionários – dois por edifício – que participarão do processo de investigação, pesquisa, conservação e catalogação desse patrimônio. O Programa prevê, ainda, o estabelecimento de parcerias com instituições que possam contribuir com ações complementares e conhecimento técnico especializado.

Já estão sendo realizadas oficinas de capacitação de funcionários e parceiros nas regiões administrativas do Estado de São Paulo, constituindo-se ações relevantes ao processo de inventário nas repartições públicas estaduais.

Futuramente, todas as obras integrarão o sistema de Gerenciamento Eletrônico do Patrimônio em Rede (Gepre), ferramenta de gestão da Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e instrumento de difusão do patrimônio artístico.

Programação

4 de dezembro de 2012

12h30 – Recepção, Credenciamento e Visita ao Palácio dos Bandeirantes e às Exposições Temporárias

14h – Abertura

14h30 – Patrimônio em Rede: Histórico e Perspectivas

15h – Relatos de Experiências

16h – Proposta para 2013

16h30 – Café de Confraternização

17h – Visita ao Palácio dos Bandeirantes e às Exposições Temporárias

Da Casa Civil