Patrimônio em Rede já catalogou mais de três mil obras em todo o Estado

Programa inventaria obras que estão distribuídas em 26 Secretarias, 25 Autarquias e 17 Fundações estaduais na capital, interior e litoral

sex, 14/08/2015 - 12h55 | Do Portal do Governo

O Programa Patrimônio em Rede, do Acervo dos Palácios, já catalogou cerca de três mil obras, entre pinturas, esculturas, mobiliário, painéis, vitrais e objetos que fazem parte da cultura e da história do Estado de São Paulo.

O programa inventaria obras que estão distribuídas em 26 Secretarias, 25 Autarquias e 17 Fundações estaduais na capital, interior e litoral, exceto universidades e museus.

Há, por exemplo, pinturas de Luiz Graner y Arrufi, Antônio Henrique Amaral e dos artistas pacientes do Juquery, móveis como chapeleiras, escrivaninhas e cadeiras ricamente entalhadas, além da produção da fábrica Cimo de Santa Catarina, ventiladores, microscópios e pianos do século XIX, máquinas de escrever e calculadoras manuais do início do século XX, vitrais da Casa Conrado e animais taxidermizados, entre outras peças.

Todo o trabalho de inventário, feito por servidores públicos, possibilitará tanto às unidades inventariadas, como à comunidade, conhecê-lo, valorizá-lo e preservá-lo.

A Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, subordinada à Secretaria de Governo, coordena o programa, disponibilizando instrumentos para a preservação, documentação, pesquisa e difusão do patrimônio artístico-cultural. Seu papel articulador facilita e assegura a continuidade do programa.

As Secretarias de Estado e unidades vinculadas participam das atividades, disponibilizando servidores que auxiliam na identificação do patrimônio e atuando como um elo dentro da rede.

Os participantes estão capacitados para identificar artefatos nos ambientes de trabalho, coletando informações que estão sendo inseridas e gerenciadas em um banco de dados. Essa qualificação conta com oficinas, visitas técnicas e a comunicação contínua entre os participantes da rede. Além disso, são disponibilizados materiais didáticos que auxiliam a educação continuada dos inventariantes.

Atualmente, o programa conta com uma parceria com o Centro de Memória e Patrimônio e o Centro de Referência em Educação Mário Covas, ambos da Secretaria de Estado da Educação, a fim de levar o programa com maior agilidade às mais de cinco mil unidades escolares da rede estadual de ensino.

Mais informações:
Acervo Artístico-Cultural dos Palácios
Assessoria de Imprensa
(11) 2193-8654