Parque Industrial da Foxconn no Brasil será no Estado de São Paulo

Com investimento de R$ 1 bilhão, empresa espera gerar cerca de 10 mil empregos diretos na região de Itu

qui, 20/09/2012 - 13h38 | Do Portal do Governo

Uma parceria entre a Investe SP e a Foxconn, maior fabricante de computadores do mundo, vai trazer a empresa para o Estado de São Paulo. O anúncio foi realizado nessa quinta-feira, 20, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Para o governador Geraldo Alckmin, a instalação da indústria no município de Itu “é uma grande conquista para São Paulo e para o Brasil”.

O governador também salientou que a instalação da empresa no município é uma forma de combater a importação e fomentar a produção nacional. “A Foxconn já tem mais de 6,6 mil empregos no Estado, além de incentivar a pesquisa e o desenvolvimento, que tem tudo a ver com São Paulo, que investe 1,5% do PIB em pesquisa e desenvolvimento. É mais que alguns países latino-americanos.”

Durante o anúncio, ocorreu a assinatura do protocolo de intenções entre o presidente da Foxconn no Brasil, Henry Cheng, e o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, responsável pela agência de atração de investimentos para o Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. No evento, o prefeito de Itu, Herculano Passos Junior, também assinou um memorando com a fabricante asiática.

A empresa, que conta com a assessoria da Investe SP desde fevereiro de 2010, adquiriu um terreno de mais de 1 milhão de metros quadrados às margens da SP-75, conhecida como Rodovia do Açúcar. “A criação desse parque industrial da Foxconn em Itu consolidará o Estado de São Paulo como um dos maiores polos de tecnologia do mundo”, afirmou o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

Com investimento de R$ 1 bilhão, a expectativa é de que os novos negócios da Foxconn na região gerem cerca de 10 mil empregos diretos. A fábrica deve começar a operar no primeiro semestre de 2014. “A chegada da Foxconn na cidade de Itu consolida a intenção da companhia de investir pesadamente no mercado brasileiro nos próximos anos. O Brasil tem um imenso potencial de crescimento e tem se mostrado um excelente parceiro da Foxconn dentro da estratégia mundial de investimentos da empresa”, ressalta Henry Cheng.

A produção nas demais fábricas da Foxconn no Brasil não será alterada com a nova planta em Itu. O objetivo da empresa é substituir a importação de peças pela produção nacional, trazendo novas tecnologias para a fabricação de computadores e componentes eletrônicos.

Essa será a sexta fábrica da empresa no Estado de São Paulo e a nona no Brasil. O processo de escolha do local da nova fábrica durou mais de dois anos. Foram visitados diversos municípios paulistas, além de cidades em outros Estados.

São Paulo foi o escolhido para receber a nova fábrica da Foxconn devido à proximidade dos fornecedores e do mercado consumidor. A localização de Itu, próxima às unidades da empresa em Sorocaba, Jundiaí e Indaiatuba, e a mão-de-obra qualificada da região também foram fatores determinantes para a decisão da empresa. “Itu está em franco desenvolvimento e a Foxconn é um grande orgulho para o progresso de nossa cidade. Grandes empresas estão se instalando em Itu. Estamos numa região muito bem localizada, com toda infraestrutura, ótimos acessos, perto de grandes aeroportos e com certeza é uma cidade ideal para investir, morar e criar os filhos”, destaca o prefeito de Itu, Herculano Passos Jr.

A cidade, que tem o projeto de construir um Centro Tecnológico, possui quatro instituições de ensino superior, uma Fatec e uma Etec, além de cursos do Sesi, Senai e Senac. O município conta com boas rodovias, que facilitam a logística e o escoamento da produção, e está a apenas 20 quilômetros do aeroporto de Viracopos, em Campinas.

A empresa contratará funcionários nas áreas de tecnologia da informação, informática, engenharia, além do setor administrativo. “Um investimento desse porte reforça a vocação do Estado como o principal polo de tecnologia do País, além de estimular o desenvolvimento da região, criando novas oportunidades e incentivando a geração de emprego e renda para a população”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli.

Em outubro de 2011 o presidente da Foxconn, Terry Gou, visitou o governador Geraldo Alckmin e explicou os planos da empresa para o Brasil. Na ocasião, Alckmin reiterou o desejo de contar com a empresa em solo paulista e colocou a Investe SP à disposição do investidor.

Em novembro do ano passado, o presidente da Investe SP e o diretor de Investimentos e Negócios da agência, Hans Schaeffer, visitaram a fábrica da Foxconn, na China, onde conheceram mais detalhadamente o projeto da empresa e apresentaram o potencial do Estado de São Paulo para mais de 10 mil funcionários.

Sobre a Foxconn

A Foxconn, multinacional de origem taiwanesa com quase 40 anos de mercado, é atualmente a maior fabricante de computadores e componentes eletrônicos do mundo. Faz parte do grupo Hon Hai, que inclui também a Chimei Innolux, fabricante de telas LCD e LCM, Foxconn Technology, relacionada a metais e módulos térmicos, a FIH, que fabrica módulos wireless, a Cybertan, que trabalha com redes de transmissão móveis e a Pan-Internacional, que fabrica peças periféricas de computador.

A presença da Foxconn estende-se por 14 países, entre eles Brasil, Estados Unidos e República Tcheca, além de China e Taiwan. No Brasil desde 2005, é uma das maiores empregadoras de Jundiaí e região, com cerca de 6 mil funcionários trabalhando nas duas unidades localizadas na cidade paulista. Além de Jundiaí, a empresa possui plantas em Alphaville, Indaiatuba, Sorocaba, Santa Rita do Sapucaí (MG) e duas em Manaus (AM).

Sobre a Investe São Paulo

A Investe São Paulo é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado, além de estimular a expansão de empreendimentos que já estão em São Paulo. A agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para os seus negócios e facilita o contato das empresas com órgãos públicos e privados.

Estão ainda entre as atribuições da Investe São Paulo recepcionar delegações estrangeiras, apresentar as oportunidades de investimento no Estado, prospectar novos negócios, disponibilizar informações que contribuam para o desenvolvimento de São Paulo, além de promover a imagem do Estado no Brasil e no exterior como destino de investimentos.

Da Investe São Paulo