Parque Estadual Serra do Mar completa 38 anos com novidades

Novas trilhas, centros de visitantes e bases de proteção serão ofertados aos visitantes

ter, 22/09/2015 - 19h56 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, 23, às 10 horas, o Parque Estadual Serra do Mar (PESM) continuará em festa. São 38 anos de existência. Para comemorar a data, a secretária Patrícia Iglecias apresentará uma série de novidades aos visitantes da maior unidade de conservação de proteção integral do Estado e maior remanescente contínuo de mata atlântica do país.

Serão anunciados novos Centros de Visitantes para os Núcleos Curucutu, Itutinga – Pilões – Guariuma e São Sebastião, além das Bases de Proteção dos Núcleos Caraguatatuba – Gravi, Cunha – Barra, Itariru – Pedra Lisa, Itutinga-Pilões – Guariuma e Santa Virgínia – Catuçaba.

Com exceção das obras do Núcleo São Sebastião, feitas com recursos da Fundação Florestal, o restante teve investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa “Recuperação Sociambiental da Serra do Mar e Sistemas de Mosaicos da Mata Atlântica”.

Novas trilhas e atrativos turísticos, como o Mirante da Tropa, no Núcleo Caraguatatuba, a Trilha Olho D’Água, no Núcleo Santa Virgínia e a Trilha das Arapongas para ciclistas, no Núcleo Cunha, que oferecem percursos inéditos, completarão um retrato de beleza natural ofertado aos visitantes.

O Parque

Criado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em 30 de agosto de 1977, o PESM abrange 25 municípios paulistas, do Litoral Norte até o Litoral Sul, formando o maior corredor de biodiversidade da Mata Atlântica do Brasil. Além da flora, a unidade de conservação viabiliza a preservação de espécies da fauna que necessitam de grandes territórios para sua sobrevivência, como a onça-pintada.

Com 332 mil hectares, o parque é dividido em dez núcleos administrativos, coordenados pela Fundação Florestal, em que cada um tem características específicas de paisagens, biodiversidade, interação social e preservação ambiental.

Além da função de preservar a Mata Atlântica, o PESM também abre suas portas para a visitação pública, com diversas opções ecoturísticas, com foco na educação ambiental. Dessa forma, é possível vivenciar a natureza em sua plenitude, caminhando por trilhas, observando espécies da fauna e da flora, mergulhando em rios de água cristalina e praias paradisíacas. Alguns núcleos proporcionam também a oportunidade de conhecer a cultura caiçara e quilombola.

Serviço

Evento: 38 anos do Parque Estadual Serra do Mar
Data e Horário: Quarta-feira, 23 de setembro, às 10h
Local: Pouso Paranapiacaba – Estrada Caminho do Mar, km 42 – SP 148 – São Bernardo do Campo/SP

Da Secretaria do Meio Ambiente