Parque Estadual Caverna do Diabo recebe equipamento para melhorar acessibilidade

Objetivo é dar condições para que todas as pessoas possam utilizar os espaços da unidade de conservação com autonomia e segurança

qua, 27/11/2019 - 20h06 | Do Portal do Governo

A partir de dezembro, o Parque Estadual Caverna do Diabo contará com um carro escalador de escadas para auxiliar a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida. O equipamento acopla a cadeiras de rodas, sobe e desce escadas, tornando-se uma alternativa de acessibilidade em locais que não dispõem de elevadores ou rampas de acesso.

Ao adquirir o carro escalador, a Fundação Florestal pretende tornar a Unidade de Conservação mais inclusiva, universalizando o acesso a uma das maiores cavernas do Estado de São Paulo.

Com salões amplos e ricamente ornamentados por uma grande diversidade de espeleotemas (formações rochosas), a caverna conta com escadarias, corrimões e iluminação. O passeio dura cerca de uma hora e meia e é feito com o acompanhamento de um monitor ambiental.

O Parque Estadual da Caverna do Diabo era parte do antigo Parque Estadual do Jacupiranga, criado em 1969 e subdividido em 2008, o que resultou na criação dos parques do Rio Turvo e do Lagamar de Cananeia, além de outras unidades, formando o Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga. A Caverna do Diabo é conhecida publicamente desde 1891.

Serviço

Estrada da Caverna (SP-165), km 111 + 5 km – Rodovia Benedito Paschoal de França – Bairro André Lopes – Eldorado/SP
(13) 3871-1242 | pe.cavernadiabo@fflorestal.sp.gov.br
Horário: das 8h às 17h, de terça a domingo
Ingresso: R$ 15

Da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente