Parque Ecológico do Tietê recebe inscrições para trilhas

Parte do Programa de Educação Ambiental do DAEE, as atividades do PET estimulam a consciência dos participantes para preservação da fauna e da flora da região

qui, 21/03/2013 - 20h02 | Do Portal do Governo

O PET (Parque Ecológico do Tietê) abre diariamente suas trilhas para grupos de todas as idades que têm curiosidade e energia para se aventurar em seus 6 km, em meio a diversos animais silvestres vivendo em liberdade, além de conhecer sua história e a do rio homônimo. E tudo gratuitamente.

Administrado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), o PET conta com uma equipe de monitores ambientais para guiar os grupos nas atividades Trilha das Águas e Viveiro de Mudas. Projeto da área de Educação Ambiental do parque, criado há mais de 30 anos para recuperar as várzeas do rio Tietê, as atividades contam com cerca de 20 mil participantes de diversas regiões do Estado anualmente.

Na visita ao Viveiro de Mudas os grupos conhecem o antigo Porto de Areia e Olaria, o Museu do Tietê, o CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres), e o viveiro onde são cultivadas espécies nativas para reflorestamento de áreas degradadas de mata ciliar. No percurso de cerca de 2 km, recebem uma aula de educação ambiental que visa, sobretudo, promover uma interação mais responsável com a natureza.

Já na Trilha das Águas, após uma aula introdutória no casarão do PET, a turma faz o trajeto de 4 km entre lagos e brejos banhados pelo Tietê, enquanto realizam um estudo interativo do rio e do parque, com foco nas consequências das ações humanas no meio.

Nesta sexta-feira, 22, uma turma da Diverte Cultural, de Higienópolis, percorrerá a Trilha das Águas na parte da manhã, enquanto a turma do CCA Anhanguera fará o percurso até o Viveiro de Mudas, às 13h. Dois grupos da Associação de Funcionários Banespa, da Sé, realizarão ambos os passeios na quarta-feira, 27, às 9h e às 13h. Já o grupo da Igreja Batista, do Jardim Giovana, em Guarulhos, percorrerá a Trilha das Águas na quinta-feira, 28, às 9h.

Para participar das trilhas, basta organizar um grupo, escolher a modalidade de passeio e agendar a visita através do telefone do parque. Por meio dele é possível obter outras informações sobre este e os demais programas realizados no PET, como a caminhada e relaxamento para grupos da terceira idade.

Serviço

Parque Ecológico do Tietê – Núcleo Engenheiro Goulart

Horário de funcionamento: 8h às 17h – Entrada gratuita
Estacionamento: 50 vagas no interior, próximo à administração do parque e 1.000 vagas no estacionamento externo.
Telefone: (11) 2958-1477/1450/9035 (para agendamentos e informações)
Endereço: Rua Guira Acangatara, 70 – São Paulo/SP

Atividades e equipamentos que precisam ser agendados: Programa de Educação Ambiental, visita monitorada ao Museu, quiosques grandes, quadras, campos de futebol, palco ao ar livre, anfiteatro e teatro de arena.

Como chegar: O acesso fica na Av. Dr. Assis Ribeiro, altura do nº 3.000. Indo de carro, entre no km 17 da rodovia Ayrton Senna, sentido SP/Rio; de Metrô, desembarque na estação Penha, pegue o ônibus Jardim Keralux e desça na entrada do parque; pela CPTM, desembarque na estação Engenheiro Goulart, e siga caminhando até a entrada do parque.

DAEE