Parque da Universidade do Vale do Paraíba é credenciado no SPTec

O parque é o vigésimo a receber credenciamento no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) e o segundo localizado no município de São José dos Campos

dom, 18/11/2012 - 10h01 | Do Portal do Governo

O Parque Tecnológico da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em São José dos Campos, passou na terça-feira, 13, a integrar o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciencia e Tecnologia do Estado de São Paulo. O credenciamento provisório, assinado pela coordenadora de Ciência e Tecnologia da Pasta, Dra. Désirée Zouain, está entre as 29 iniciativas do programa paulista.

De acordo com o secretário em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, o parque da Univap já incentiva o desenvolvimento tecnológico na região e amplia a interação entre a universidade, institutos de pesquisas e órgãos do setor público e privado. “Agora com o credeciamento provisório no SPTec, a unidade gestora poderá ter acesso ao apoio institucional e financeiro da SDECT para a realização de projetos e pesquisas relativos ao empreendimento”, completa.

Inaugurado em abril de 2005, o parque está localizado numa área com mais de 19 mil metros quadrados, no campus Urbanova da Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos. Ele conta com incubadora de base tecnológica, auditório, lobby central, restaurante, salas de reunião e de videoconferência. O empreendimento possui 30 empresas incubadas que executam atividades voltadas para os setores de tecnologia da informação, aeronáutica, desenvolvimento de software, biotecnologia, produtos médico-hospitalar e geo-processamento.

O parque da Univap é o segundo do SPTec instalado no município. A cidade já conta com o Parque Tecnológico de São José dos Campos, o primero a receber o título de credenciamento definitivo no SPTec. Ele está localizado no km 137,8 da Rodovia Presidente Dutra e suas atividades são voltadas à aeronáutica, energia, águas e saneamento ambiental, saúde, tecnologia da informação e comunicação.

Sobre o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec)

Criado em 2003, o SPTec oferece apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico, científico e sustentável do Estado.

No Estado de São Paulo existem 29 iniciativas para implantação de parques tecnológicos. Dessas, nove em discussão e 20 já credenciadas no SPTec, sendo três com credenciamento definitivo, São José dos Campos e Sorocaba e Ribeirão Preto, e outras 17 com credenciamento provisório: Araçatuba, Barretos, Botucatu, Campinas (três iniciativas: Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp, CPqD e CTI-TEC), Ilha Solteira, Mackenzie -Tamboré, Piracicaba, Santo André, Santos, EcoTecnológico Dahma São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo (duas iniciativas: Jaguaré e Zona Leste) e Parque Tecnológico da Univap.

Como fazer parte do SPTec

Para a obtenção do credenciamento provisório no sistema, o interessado (prefeitura ou entidade gestora) deve enviar a SDCET: comprovação de propriedade de uma área de no mínimo 200 mil m²; documento manifestando o apoio à implantação do parque subscrito por empresas locais, bem como centros e instituições de ensino e pesquisa; apresentação de projeto básico do empreendimento, contendo o esboço do projeto urbanístico e estudos prévios de viabilidade econômica, financeira e técnico-científica e a apresentação de requerimento por parte da pessoa jurídica justificando o pleito. Após a aprovação dos documentos, o credenciamento é efetuado por meio de uma resolução válida por dois anos.

Da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia