Palácio dos Bandeirantes recebe exposição de presépios

São mais de 40 presépios pertencentes ao Museu de Arte Sacra, ao Memorial da América Latina, à Sutaco e ao Acervo dos Palácios

sex, 04/12/2015 - 17h41 | Do Portal do Governo

Quem visitar o Palácio dos Bandeirantes de 1º de dezembro a 10 de janeiro de 2016 será agraciado, nesta época de Natal, com a exibição de mais de 40 presépios pertencentes ao Museu de Arte Sacra, ao Memorial da América Latina, à Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) e ao Acervo dos Palácios do Governo de São Paulo. Todos os anos, desde 2007, o Palácio dos Bandeirantes celebra o Natal com a exposição de presépios ao público que visita a sede do governo paulista.

Produzidos de modo artesanal ou industrializado, os elementos da cena do nascimento de Jesus são feitos com diversificados materiais e técnicas, bem como o estilo e a ornamentação, com características próprias de onde foram produzidos. As cenas da Natividade são confeccionadas em barro, barro cozido policromado, madeira, palha, palha de milho, gesso, papel, tecido, esmalte, terracota, resina, madeira policromada, cabaça e metal, entre outros.

No percurso sinalizado, as peças – expostas sobre preciosas arcas e mesas da coleção dos Palácios do Governo – são apresentadas por similaridades estéticas e de origem, para que o visitante possa evocar a religiosidade e, ainda, perceber, entre elas, as relações de inspirações, afinidades e diferenças de interpretação local.

Serão apresentadas obras de diversos Estados do Brasil, de países da América Latina, como Peru, Venezuela, Guatemala e México, além de Portugal e Alemanha. Os presépios brasileiros evidenciam a diversidade de estilos e materiais locais, por meio da expressão artística popular das formas e das cores intensas. São peças produzidas em Juazeiro do Norte e Orós, Ceará; Petrópolis, Rio de Janeiro; Cachoeira do Brumado, Santana do Araçuaí e Caraí, Minas Gerais; e em São Paulo, na capital e nas regiões de Taubaté, Itu e Ubatuba.

A palavra “presépio” (praesepium), de origem hebraica, significa “manjedoura dos animais” ou “estábulo dos animais”. Juntamente com a árvore de Natal, o presépio é uma das tradições natalinas, remetendo-nos diretamente à cena do nascimento do Menino Jesus.

O costume de montar presépio antes do Natal foi iniciado por São Francisco de Assis, que, em 1233, na cidade italiana de Greccio, resolveu fazer uma montagem teatral do Nascimento de Jesus Cristo. Séculos mais tarde, em 1700, esse costume se propagou pelo mundo inteiro, especialmente a partir de Nápoles, onde se tornou motivo de grandes competições e exibições de verdadeiras obras de arte.

Serviço

Local: Palácio dos Bandeirantes – Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2 – São Paulo/SP
Informações: (11) 2193-8282 / monitoria@sp.gov.br
Agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Aberto ao público das 10 às 17 horas, de terça a domingo.
Grátis.

Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo
Assessoria de Imprensa
(11) 2193-8564