Palácio dos Bandeirantes apresenta exposição com presépios de 12 países

Promovida pelo Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, a exposição reúne 39 presépios, além de pinturas, esculturas, mobiliário e objetos sacros

ter, 04/12/2012 - 20h00 | Do Portal do Governo

Presépios de 12 países que fazem parte do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, do Memorial da América Latina e da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil – fundada no ano de 1675, cuja coleção foi iniciada pelo Frei Estevão Ottenbreit nos anos 1980 – estão na mostra “A tradição dos presépios em seus diferentes contextos”, de 4 de dezembro de 2012 a 6 de janeiro de 2013, no Palácio dos Bandeirantes.

Promovida pelo Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, órgão vinculado à Casa Civil, a exposição reúne 39 presépios, além de pinturas, esculturas, mobiliário e objetos sacros, sendo 20 nacionais e 19 estrangeiros, da África (Angola), Europa (Polônia, Portugal, Alemanha, Espanha) e América Latina (México, Chile, Colômbia, Peru, Guatemala, Venezuela e Brasil – Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ceará e São Paulo).

Produzidos de modo artesanal ou industrializado, os elementos da cena do Nascimento de Jesus são feitos com diversificados materiais e técnicas, bem como o estilo e a ornamentação, com características próprias de onde foram produzidos.

A tradição do Presépio

A palavra “presépio” (praesepium), de origem hebraica, significa “manjedoura dos animais” ou “estábulo dos animais”. O costume de montar presépio antes do Natal foi iniciado por São Francisco de Assis, que, em 1233, na cidade italiana de Greccio, resolveu fazer uma montagem teatral do Nascimento de Jesus Cristo.

Séculos mais tarde, em 1700, esse costume se propagou pelo mundo inteiro, especialmente a partir de Nápoles, onde se tornou motivo de grandes competições e exibições de verdadeiras obras de arte em cenas da Natividade.

Serviço

Exposição: “A tradição do Presépio em seus diferentes contextos”
Local: Palácio dos Bandeirantes – Av. Morumbi, 4.500 – São Paulo/SP
Data: de 4 de dezembro de 2012 a 6 de janeiro de 2013
Horário: terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Entrada e estacionamento: gratuitos
Informações: (11) 2193-8282 ou monitoria@sp.gov.br
Grupos acima de 10 pessoas: agendamento em monitoria@sp.gov.br

Da Casa Civil