Palácio Boa Vista recebe a mostra “O Palácio e a Paisagem Cultural”

"Operários", de Tarsila do Amaral, "O Busto de Mulher", de Anita Malfatti e a escultura "Daisy", de Victor Brecheret, são alguns dos destaques da exposição

qua, 23/03/2016 - 17h31 | Do Portal do Governo

Obras modernistas como “Operários”, de Tarsila do Amaral, “O Busto de Mulher”, de Anita Malfatti e a escultura “Daisy”, de Victor Brecheret, são alguns dos destaques da exposição “O Palácio e a Paisagem Cultural”, que acontece até 30 de setembro, no Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão.

Nos primeiros ambientes do palácio estão reunidas obras que destacam a edificação, os bens naturais do entorno e sua bela paisagem. Estão presentes, também, alguns ícones do acervo de arte moderna brasileira e as manifestações culturais que integram o patrimônio imaterial de Campos do Jordão, como por exemplo, a música, e ainda esculturas e pinturas de artistas como Alfredo Volpi, Aldo Bonadei, Vicente do Rego Monteiro, Emiliano Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, José Pancetti, Anita Malfatti, Cícero Dias, Francisco Rebolo e Victor Brecheret. O visitante poderá ter uma compreensão dos distintos momentos da história de Campos do Jordão e do modernismo brasileiro, por meio da diversidade das obras da coleção de arte do Acervo.

A curadora do Acervo dos Palácios e da exposição, Ana Cristina Carvalho, destaca os diferentes momentos do Palácio desde 1938, quando foi iniciada a construção da residência para o veraneio dos governadores, passando por ser uma das mais famosas estâncias climáticas de repouso para a cura da tuberculose: “É a partir de 1970 que o palácio deixa de ser apenas a residência de veraneio do governador para ser considerado como ‘monumento público’ aberto para visitação. Nessa época, também foi iniciado o precioso acervo de artes plásticas e decorativas, com a intenção de formar coleções para fruição pública e não apenas para decorar o Palácio. Cumprindo sua missão social e cultural pública, em 1970 realiza-se o primeiro concerto de música de inverno, nos salões do Palácio, embrião dos sucessivos Festivais Internacionais de Inverno de Campos do Jordão, atualmente realizado no auditório Claudio Santoro”.

Serviço

Exposição: “O Palácio e a Paisagem Cultural”

Local: Palácio Boa Vista – Avenida Adhemar de Barros, 3.001 – Campos do Jordão/SP

Data: de 11 de março a 30 de setembro de 2016

Horário: de quarta-feira a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h

Entrada gratuita

Informações:

www.acervo.sp.gov.br

(12) 3668-9759 / 9700 – palacioboavista@sp.gov.br

(11) 2193-8282 – monitoria@sp.gov.br

Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo
(11) 2193-8564