Palácio Boa Vista apresenta exposição de mobiliário artístico de época

Primeiro dia da mostra será no feriado da República; são cerca de 100 obras e a mais antiga é um óleo sobre tela do século XVI

sex, 08/11/2013 - 20h07 | Do Portal do Governo

O Palácio Boa Vista, de Campos do Jordão, exibirá a partir do dia 15 de novembro a exposição “Narrativa do Tempo – O móvel no Acervo dos Palácios”. A mostra, que acontece até 27 de abril de 2014, apresenta mobiliário artístico dos palácios do Governo de São Paulo, especialmente móveis feitos no Brasil desde os tempos coloniais até o início do século XX.

Entre as mais de 100 obras, a mostra traz armário de canto com pintura de Guignard, sofá – parte do conjunto de sala de visitas austríaco, repousadeira, oratório de mesa, baú com temas florais internos, mesa e cama estilo colonial mineiro, do século XVII e XVIII; cadeira de balanço e cama de bispo do século XVIII; cômoda, cama de viúva e mesa estilo Dom João V, do século XVIII; contador em estilo Manuelino de 16 gavetas, do século XIX. Serão exibidas também gravuras de Rugendas e Max Hollender, além de um óleo sobre tela do século XVI, de Cassiano Dal Pozzo, mais conhecido como Cassianus Puteus.

A exposição apresenta também a beleza do piso parquet do Palácio Boa Vista, o revestimento em madeira das paredes, portas e janelas, além de peças feitas pelos artífices do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, onde foram produzidos muitos móveis e componentes arquitetônicos para o Palácio dos Campos Elíseos, especialmente na década de 1930. Da mobília se destacam os móveis de guarda, que compreende caixa, cofre, armário, baú, arca, arcaz e guarda-louça; móveis de descanso, como banco, cadeira, canapé, tronos, cama, catre, leito, tamborete, sofá e preguiceiro; móveis de trabalho, como contador, papeleira e mesa de costura; móveis de refeição e decoração, como mesa, bofete, banca e tremó; móveis de higiene, como um toucador e móveis de oração, como oratório e genuflexório, entre outros.

A curadora da exposição, Ana Cristina Carvalho, explica que os móveis do Palácio Boa Vista, em Campos de Jordão, e Bandeirantes, em São Paulo, abrigado nessas edificações desde o final da década de 1960, além de estarem em uso nos espaços, são também estudados e conservados por meio de tratamento museológico. “São móveis adquiridos nas décadas de 1960 e 1970 pelo Governo do Estado para decorar os palácios, mas com a importante missão de também servirem como exemplares do mobiliário artístico brasileiro”, conta.

Para adquirir este acervo, foi formada uma comissão de especialistas para a escolha das peças, na qual privilegiou-se obras em estilo colonial brasileiro, móveis de origem e influência estrangeira e importadas de Portugal, Inglaterra, França e Itália, de forma que representassem a tradição artístico artesanal ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX.

Cassianus Puteus

O retrato é de Cassiano Dal Pozzo, conhecido como Cassianus Puteus. Nasceu em Biella, em 1498, e morreu em Turim, em 1578, onde está enterrado na igreja de Santo Agostinho. Na tela, trata-se do senhor de Reani, conde de Ponderano, embaixador e primeiro presidente do Senado Piemontês. Esse retrato de Cassianus Puteus, de 1559, corresponde à expansão de influências da escola veneziana. Essa pintura fala por si: a postura do retratado e os objetos expostos no quadro dão conta de que se trata de ilustre figura. Liberdade no tratamento e na movimentação das mãos que remetem ao Maneirismo. Na obra, existem objetos dispostos sobre um aparador com vinhetas explicativas em latim, que confirmam dados históricos sobre o homem retratado.

Palácio Boa Vista

O Palácio Boa Vista foi inaugurado em 21 de julho de 1964, pelo então governador Adhemar de Barros, para servir de residência de inverno do governador. Com o passar dos anos, adquiriu outra função: a de museu aberto ao público. Numa área de quase três mil metros quadrados, dividida em 35 ambientes e 105 cômodos, o Boa Vista abriga um grande acervo artístico e cultural, como mobiliários dos séculos XVII e XVIII, antiguidades, esculturas, peças decorativas, objetos religiosos, e obras de artistas contemporâneos, como Tarsila de Amaral, Anita Malfatti e Aldo Bonadei, entre outros.

Serviço

“Narrativa do Tempo – O móvel no Acervo dos Palácios”

Data: de 15 de novembro de 2013 a 27 de abril de 2014

Horário: de quarta-feira a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h

Local: Palácio Boa Vista – Avenida Adhemar de Barros, 3.001 – Campos do Jordão/SP

Entrada: gratuita

Secretaria da Casa Civil
(11) 2193-8716/8488
Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo
(11) 2193-8564