Palácio Boa Vista apresenta coleção de presépios e arte sacra em Campos do Jordão

São exibidos 25 presépios da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e peças de arte sacra, pinturas e mobiliários do governo paulista

sex, 14/12/2012 - 9h09 | Do Portal do Governo

Vinte e cinco presépios da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e peças de arte sacra, pinturas e mobiliários do governo paulista serão exibidos até 5 de janeiro de 2013 no Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, na mostra “A tradição dos Presépios em seus diferentes contextos” promovida pelo Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo – órgão vinculado à Casa Civil.

Produzidos de modo artesanal ou industrializado, os presépios são feitos com materiais e técnicas diversos. Os trabalhos são de barro cozido policromado, materiais recicláveis, acetato de fotografia (raio X), cerâmica, sucata, entre outros.

Nos estilos e ornamentos das peças de arte podem ser identificadas as características das regiões onde elas foram confeccionadas: há cenas que representam o nascimento do menino Jesus com características das cidades de Manaus (AM), Caruaru (PE), Petrópolis (RJ) e Taubaté (SP), Embu das Artes (SP), Itapecerica da Serra (SP), São Miguel Arcanjo (SP), Avaré (SP), Caçapava (SP) e São Paulo (SP). Além dos presépios, também serão expostos objetos e esculturas de arte sacra dos séculos XVIII e XIX.

Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

Fundada em 15 de julho de 1657 pelo Papa Clemente X, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil está presente em alguns Estados do país. A coleção dos presépios da Província foi iniciada pelo Frei Estevão Ottenbreit nos anos 80.

Serviço

Exposição: “A tradição dos Presépios em seus diferentes contextos”
Data: 12 de dezembro de 2012 a 5 de janeiro de 2012
Horário: de quarta-feira a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Palácio Boa Vista – Avenida Adhemar de Barros, 3.001 – Campos do Jordão/SP
Entrada: gratuita
Informações: (11) 2193-8282 ou monitoria@sp.gov.br
Grupos acima de 10 pessoas: de quarta a sexta, às 9h, 11h e 14h
Agendamento: www.acervo.sp.gov.br

Da Casa Civil