Pagamento eletrônico de pedágio em SP ficará ainda mais econômico

Governador Geraldo Alckmin autoriza empresa formada pelos grupos Ipiranga e Odebrecht a operar nas rodovias estaduais; economia anual com o serviço pode chegar a 67%

ter, 27/11/2012 - 15h33 | Do Portal do Governo

A partir de fevereiro, os motoristas de São Paulo passarão a contar com uma nova operadora para pagamento eletrônico de pedágios. Ao todo já são três empresas autorizadas pelo Governo do Estado de São Paulo, o que fez com que os custos do serviço caíssem até 67% após a abertura do mercado. A entrada de novas operadoras integra a atual política pública adotada pela Secretaria de Logística e Transportes. O objetivo é incentivar a concorrência das empresas para baixar os custos de transporte e aumentar a base de usuários; isso tornará o serviço cada vez mais moderno e eficiente.

A medida foi anunciada nesta terça-feira, 27, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. “Estamos abrindo o setor de pedágio eletrônico. Temos livre mercado e livre concorrência. Quem ganha com isso é o usuário das nossas estradas”, destacou o governador Geraldo Alckmin.

Alckmin também salientou que o pedágio eletrônico proporciona mais conforto e segurança aos motoristas. “E isso vai permitir que, a médio prazo, a gente caminhe para o pedágio ponto a ponto”. A perspectiva do Governo do Estado é universalizar o uso do tag, que hoje está presente em cerca de metade dos veículos que circulam em São Paulo.

A nova operadora, chamada ConectCar, iniciará suas operações no dia 1º de fevereiro de 2013 nas rodovias paulistas e nos estacionamentos conveniados. Um diferencial da nova empresa será a opção de compra de combustível nos postos Ipiranga com os créditos e pagamento pelo próprio tag (chip ou etiqueta eletrônica instalado no para-brisa do veículo) utilizado nas praças de pedágio. Os créditos carregados no tag da ConectCar darão também outras vantagens aos usuários no programa de fidelidade da rede Ipiranga.

Até o ano passado, os usuários das rodovias paulistas que quisessem optar pelo pagamento eletrônico contavam com apenas uma empresa e um plano, com cobrança de R$ 69,56 de taxa de adesão, além de R$ 12,40 de mensalidade. Após a abertura de mercado promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, foram implantados planos com taxa de adesão zero e mensalidades que caíram para até R$ 8 – caso do novo plano da Sem Parar; e R$ 6 para planos da DBTrans. Esta última é a segunda operadora autorizada pela Artesp.

Considerando os descontos obtidos em mensalidades e adesão após a inciativa do Governo, a economia anual chega a R$ 146,36 (67%), conforme a empresa e o plano escolhido. Por exemplo, o usuário que fizer recargas mensais de R$ 50 e optar pelo plano “ConectCar Pós Pago” terá uma despesa anual de R$ 72,00 (R$ 3,50 de taxa por recarga). Antes, esse mesmo perfil de usuário gastava mais, pois contava apenas com uma empresa e um plano, com o custo anual de R$ 218,36 – considerando taxa de adesão e mensalidades.

Veja o comparativo dos planos das três operadoras (Sem Parar, DBTrans e ConectCar).

Em fevereiro a ConectCar irá iniciar sua operação na modalidade pré pago, sem cobrança de mensalidades, com o tag disponível em toda rede de postos Ipiranga. A partir de abril, a modalidade de plano pós pago também começará a ser oferecida.

ConectCar

A adesão poderá ser feita nos 1.383 postos Ipiranga no Estado. Basta fornecer o CPF e a placa do veículo, que o tag será automaticamente registrado na operadora. A partir daí, é só realizar uma carga mínima de créditos e sair usando em pedágios e estacionamentos. A carga mínima de crédito é R$ 20 e a máxima R$ 150. Até o final de 2013, a previsão da nova empresa é estar presente em 100% das rodovias no país e em mais de 100 estacionamentos de shoppings.

DBTrans

Toda a preparação técnica para início de operação desta empresa nas rodovias paulistas já foi concluída. Os equipamentos de leitura de tag e para envio de dados estão instalados nas praças de cobrança. A autorização para operar no Estado foi dada em junho deste ano e o sistema já está pronto para iniciar a operação comercial. A sinalização das rodovias foi alterada e os usuários já podem ver as novas placas nas proximidades das praças de pedágio, com a indicação de Cobrança Automática com o logo Sem Parar e com o logo do Auto Expresso (AE).

Para garantir o início de operação dessa empresa, a Artesp aguarda apenas o encerramento do processo das assinaturas de contrato entre as concessionárias que administram as rodovias e a DBTrans, para que os usuários que adquirirem o tag possam usá-lo em todas as rodovias pedagiadas do Estado.

A DBTrans já assinou contrato com as concessionárias Cart, SPMar, Tebe, Via Rondon e Rota das Bandeiras. As negociações com as concessionárias do Grupo OHL (Autovias, Centrovias, Intervias e Via Norte), do Grupo Atlantia Bertin Concessões (Colinas, Triângulo do Sol e Rodovias do Tietê) e do grupo Ecorodovias (Ecovias e Ecopistas) aguardam os ajustes finais de documentação para assinatura dos contratos nos próximos dias.

As concessionárias do Grupo CCR (Autoban, SPVias, Renovias, Viaoeste, Rodoanel) ainda estão em negociação com a DBTrans. A venda dos tags da DBTrans será iniciada 15 dias após a assinatura dos contratos.

Da Artesp