Pacientes com paralisia cerebral brincam com skates no HC

Grupo de esportistas levará aos pacientes a sensação de se equilibrar num skate

qua, 24/10/2012 - 17h39 | Do Portal do Governo

Portadores de paralisia cerebral atendidos no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, terão uma atividade diferente nesta quinta-feira, dia 25 de outubro, quando irão sentir a sensação de estarem em cima de um skate.

O grupo de Terapia Esportiva do instituto receberá a visita de oito skatistas da cidade de São Bernardo do Campo. Liderados por Carlos Alberto Lima, o grupo de voluntários, em prol do esporte, acredita poder contribuir no equilíbrio corporal dos participantes que fazem terapia.

“Acredito que este contato trará experiências positivas para nosso grupo e a oportunidade de passarmos um pouco de nosso conhecimento do esporte para estes pacientes”, diz Lima.

Entre as qualidades clínicas estimuladas por meio da atividade, as principais a serem observadas serão o ganho de força em membros inferiores, equilíbrio dinâmico, coordenação e sociabilização pela integração dos pacientes, com os mais capacitados auxiliando os menos capacitados, e com os convidados, que auxiliarão nas atividades.

Por intermédio da experimentação, os pacientes se perceberão capazes, cada no seu limite, de realizar atividades diferentes das encontradas em seu dia a dia. Além do grupo de pacientes, também os cuidadores se beneficiarão da oportunidade, seja como praticantes ou no auxílio aos pacientes.

Terapia Esportiva

A atividade é realizada com pacientes portadores de paralisia cerebral pelo grupo de medicina esportiva do Instituto de Ortopedia. Este grupo, multidisciplinar, é composto por ortopedistas, professores de educação física, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, auxiliares de enfermagem, psicólogas, fonoaudiólogas e voluntários.

“A terapia esportiva é uma complementação do tratamento hospitalar”, enfatiza o coordenador do grupo, Felix Andrusaitis.

Durante as aulas, movimentos que seriam impossíveis de serem vistos em consultório podem ser observados pela a equipe multidisciplinar. Num espaço que permite correr, jogar e brincar, fica mais fácil analisar os movimentos e estimular o desenvolvimento de eventuais dificuldades.

Serviço

Data: Quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Hora: 7h30
Endereço: Rua Arthur de Azevedo, n° 1 – São Paulo/SP

Da Secretaria da Saúde