Operação para multar caminhões que poluem mais continua nas estradas de SP

Secretaria do Meio Ambiente e Cetesb fizeram blitz inédita nesta terça-feira, 8, para fiscalizar uso de substância antipoluente (Arla 32) pelos caminhoneiros

qua, 09/11/2016 - 17h19 | Do Portal do Governo

A operação da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e da Cetesb para multar caminhões que estão poluindo mais vai continuar até o final de novembro nas rodovias federais e estaduais de São Paulo. A primeira blitz aconteceu nesta terça-feira, 8, no término da Rodovia Castelo Branco, na marginal Tietê, já na capital.

“O Estado de São Paulo está fazendo um grande esforço para a melhoria da qualidade do ar. A determinação do governador Geraldo Alckmin é que façamos todos os esforços possíveis. Por um lado, os veículos, e por outro, as indústrias”, disse o secretário Ricardo Salles, que visitou o local da primeira blitz. “Prevenir é muito melhor, para a saúde e o meio ambiente”.

A operação foi montada por dois motivos. O primeiro: fiscalizar o uso do Arla 32, uma substância de ponta que é responsável pela redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. Todos os caminhões fabricados a partir de 2012 são obrigados a utilizar o produto. As multas para quem estiver transitando sem o Arla 32, ou com uma versão falsificada dele, varia de R$ 1 mil a R$ 1,4 mil.

Além disso, a operação também alvejou caminhões com alta emissão de fumaça preta. Essa medição é feita com um aparelho chamado opacímetro. O motorista que eventualmente for multado vai ter um prazo de 60 dias para deixar o caminhão em ordem e mostrar para a Cetesb que resolveu o problema.

Da Secretaria do Meio Ambiente