ONU vai abrir escritório no centro de São Paulo

Um dos objetivos é apoiar ações prioritárias e estratégicas no Estado, bem como reproduzir no exterior as políticas públicas de São Paulo; nova sede ficará em local cedido pelo Governo paulista

ter, 12/03/2013 - 17h11 | Do Portal do Governo

O secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, e o representante-adjunto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Arnaud Peral, assinam, nesta terça-feira, 12 de março, às 18h30, no Palácio dos Bandeirantes, o termo de permissão de uso do 14º andar do Cidade IV, um edifício recém-adquirido pelo Governo paulista, situado no centro de São Paulo. No local, funcionará o Escritório Compartilhado da ONU no Estado de São Paulo e abrigará inicialmente representantes das seguintes agências: PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), UNOCD (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), ONU Mulheres (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres) e Pacto Global (iniciativa da ONU para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade). A inauguração oficial do escritório será realizada, pelo governador Geraldo Alckmin, até o final de abril. No futuro, o número de agências poderá ser ampliado.

Um dos objetivos da ONU ao abrir o escritório no Estado de SP é reproduzir as melhores práticas e políticas públicas realizadas pelo Governo paulista nos países em desenvolvimento e promover o intercâmbio de experiências dentro do espírito da Cooperação Sul-Sul, o mecanismo usado entre países emergentes em resposta a desafios comuns por meio de transferência de conhecimento e expansão de vínculos solidários entre as partes. A vinda da ONU também permitirá à instituição fazer a prospecção de futuras parcerias com o Estado de SP, com o qual o Sistema ONU já atua por meio de programas de cooperação nas áreas de desenvolvimento social, transparência e eficiência da gestão pública.

Segundo o coordenador residente da ONU no Brasil, o embaixador Jorge Chediek, a decisão de ter um escritório em São Paulo é um reconhecimento da parceria bem-sucedida com o Estado e também da crescente importância internacional de SP, permitindo à ONU estar presente no principal polo econômico da América do Sul. “É mais um incentivo para a realização de um trabalho integrado entre agências do Sistema ONU no Brasil na promoção do desenvolvimento humano sustentável. Além de ser referência para o desenvolvimento do Brasil, São Paulo tem um papel importante a desempenhar no âmbito da cooperação internacional”, diz Chediek, que também é representante do PNUD no país.

O prédio Cidade IV, que fica na rua Boa Vista, foi adquirido recentemente pelo Governo de SP para abrigar diversos órgãos estaduais, ajudando na revitalização e valorização do centro de São Paulo. “É uma conquista muito importante para o Estado, que tem os olhos abertos para o mundo e uma reconhecida atuação internacional”, destaca o secretário Semeghini. “Queremos dar um caráter amplo ao Cidade IV, onde já está instalado o Comitê Paulista da Copa de 2014. Por isso, oferecemos a cessão deste espaço para a ONU abrir seu escritório”, acrescenta Semeghini.

Histórico

As tratativas para a instalação do escritório da ONU no Estado começaram em meados de 2011, quando o governador Geraldo Alckmin recebeu em audiência o embaixador Jorge Chediek. Na oportunidade, o governador expressou seu interesse em que São Paulo servisse como uma plataforma de cooperação entre a ONU e países em desenvolvimento.

“A vinda da ONU está em perfeita consonância com o Plano de Relações Internacionais do Governo paulista, instituído por decreto do governador Geraldo Alckmin. Uma das suas metas é justamente fortalecer a cooperação com fundos, agências e programas das Nações Unidas com vistas à abertura de um escritório da instituição na capital paulista”, ressalta Rodrigo Tavares, assessor especial do governador para Assuntos Internacionais, que coordenou as negociações com a ONU.

Comunicação Internacional do Governo de SP
(11) 2193-8997