Ônibus rumo à Baixada Santista agora poderão utilizar pista da esquerda da Anchieta

Novo esquema atende à reivindicação de usuários que pedem maior agilidade no transporte

seg, 26/08/2013 - 9h09 | Do Portal do Governo

Um novo esquema de tráfego pelo Sistema Anchieta-Imigrantes para a descida de ônibus à Baixada Santista foi anunciado pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), concessionária Ecovias, que administra estas rodovias, e Polícia Militar Rodoviária. O esquema deverá agilizar diariamente o deslocamento dos ônibus rumo ao litoral – das 18h às 20h – com a permissão para esses veículos utilizarem a faixa da esquerda da Rodovia Anchieta nos 15 quilômetros do trecho de serra, entre o km 40 e o km 55. No mesmo período, caminhões deverão utilizar a faixa da direita da via. A expectativa é de que ocorra um ganho de até 30% no deslocamento no trecho de serra.

A medida que será adotada em até 60 dias atende à reivindicação de usuários de ônibus, principalmente dos fretados da Baixada Santista. É necessário esse prazo para que a regulamentação seja aprovada, as pistas recebam nova sinalização e toda a estrutura para monitoramento e fiscalização seja complementada. Os ônibus terão mais rapidez nos deslocamentos até o litoral no trecho de serra, o que vai favorecer diariamente cerca de 10 mil passageiros de 250 ônibus que utilizam este meio de transporte entre o Planalto e a Baixada Santista no final da tarde. Os caminhões devem trafegar somente pela pista da direita na pista descendente da Anchieta. Mas, a partir de hoje, já começa o monitoramento para implantação do sistema 7×3 excepcional, conforme emergência. Por esse sistema, quando as 2 pistas da Anchieta e uma da Imigrantes ficam exclusivas para descida, e apenas uma da Imigrantes é destina à subida de veículos. A nova regulamentação está de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A liberação da faixa da esquerda para os ônibus na pista sul (descendente) da Anchieta é uma medida de curto prazo que está sendo adotada para facilitar o deslocamento dos usuários. A médio prazo há uma série de obras que estão sendo realizadas na Baixada Santista para melhorar o tráfego na chegada ao litoral. Atualmente, o fluxo de veículos coletivos e também de passeio enfrenta problemas na chegada à Baixada Santista, provocados pelo excesso de caminhões que se dirigem ao Porto de Santos para carga e descarga. O Governo do Estado vem promovendo, através do Programa de Concessões Rodoviárias, melhorias na malha no litoral no Sistema Anchieta/Imigrantes.

Obras

As melhorias no entroncamento das rodovias Anchieta, Cônego Domênico Rangoni, Imigrantes e Padre Manoel da Nóbrega, principais rotas de acesso ao Porto de Santos e ao Polo Industrial de Cubatão, permitirão a readequação e ampliação de capacidade de tráfego na região, o que eliminará gargalos e diminuirá os congestionamentos no acesso ao porto. Melhorias beneficiarão mais de 1,6 milhão de pessoas quando estiverem concluídas, em 2014.

Os investimentos possibilitarão a remodelação do trevo do km 55 da rodovia Anchieta, com implantação de anel viário interligando as rodovias Anchieta (SP 150), Cônego Domenico Rangoni (SP 55), Imigrantes (SP 160) e Padre Manoel da Nóbrega (SP 55). O novo dispositivo contará com viaduto de aproximadamente 900 metros de extensão com 4 a 5 faixas de rolamento.

A outra obra será a construção de uma 3ª faixa com 16 quilômetros de extensão, sendo 8 quilômetros por sentido, na rodovia Cônego Domenico Rangoni, entre o km 262,750 e o km 269,230, na região do Polo Industrial de Cubatão. A obra irá incluir ampliação de dispositivos do trecho, construção de ciclovia e novas travessias de pedestres. A previsão é que as obras estejam concluídas até setembro de 2014. Ao todo, os investimentos somam R$ 328 milhões. Deverão passar pelo novo trevo cerca de 100 mil veículos por dia, e outros 50 mil na faixa adicional. Há também a construção do Viaduto Rubens Paiva, no Jardim Casqueiro, em Cubatão.

A entrega das melhorias irá aliviar o tráfego de veículos e reduzir o número de acidentes. Além disso, espera-se criar um ambiente mais favorável para o transporte de mercadorias para o Porto de Santos e o desenvolvimento do Polo Petroquímico de Cubatão.

A longo prazo é necessária a implantação do Ferroanel para retirar grande quantidade de caminhões que ocupam as pistas da Anchieta rumo ao litoral e travam as entradas de Santos e Cubatão. Com a estrada de ferro em operação, o transporte de cargas rumo ao Porto de Santos será retirado – em grande parte – das pistas. O governo estadual está disposto a colaborar com esse projeto, que está em fase adiantada de negociação com o Ministério dos Transportes e deve ser apresentado em breve.

Como trafegar com segurança no novo esquema de descida pela Anchieta:

– Motorista, redobre a atenção.

– Respeite o limite de velocidade no trecho de serra: 60 km/h.

– Com neblina, diminua a velocidade e nunca pare na pista nem trafegue com o pisca-alerta ativado.

– Mantenha distância segura do veículo da frente.

– Nunca trafegue pelo acostamento.

– Nunca utilize telefone celular enquanto dirigir.

– Veículos de passeio têm preferência na descida pela Imigrantes.

ARTESP
Assessoria de Imprensa
(11) 3465-2104 / 2105