Ônibus elétrico vai levar visitantes do metrô ao Instituto Butantan

Testes acontecem nesta sexta e sábado; a proposta é transportar 1.500 pessoas por dia, gratuitamente, no veículo que emite 90% menos poluentes

sex, 09/11/2012 - 9h08 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, pretende usar um ônibus movido apenas a bateria para transportar visitantes e funcionários entre a estação Butantã do Metrô e a instituição.

Os testes serão realizados nesta sexta-feira, 9 de novembro, e sábado, dia 10, com horários de partida sempre às 10h, 10h30, 11h e 11h30, da estação para o parque do Butantan, e às 14h30, 15h, 15h30 e 16h, no trajeto oposto.
A expectativa é que 1.500 pessoas sejam beneficiadas pelo transporte diariamente.

Hoje o Butantan não oferece esse tipo de transporte. Da estação do metrô até as principais atrações do instituto são cerca de 3 quilômetros a pé.

A ideia do projeto é estimular o uso do transporte coletivo entre os funcionários e visitantes, contribuindo duplamente com a preservação do meio ambiente, evitando o uso de carros para chegar ao Butantan e utilizando um meio de transporte que emite 90% menos poluentes do que outros veículos.

Segundo Ivo Loyola, coordenador do projeto, o ônibus ainda tem vida útil três vezes maior, com economia de 15% a mais de combustível e 30% mais barato na manutenção.

“É o Butantan dando a sua contribuição à cidade, para incentivar a conservação do meio ambiente”, diz.

Da Secretaria da Saúde