Oito Fatecs fazem parte de grupo de excelência das faculdades brasileiras

Unidades estão na faixa 4 do Índice Geral de Cursos (IGC), que varia de 1 a 5

ter, 10/12/2013 - 9h15 | Do Portal do Governo

Resultados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que oito Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) integram o chamado “grupo de excelência” das faculdades brasileiras. Pela ordem de pontuação, as Fatecs com melhor desempenho são Mococa, Catanduva, São Paulo, Piracicaba, Marília, Mauá, Guarulhos e Guaratinguetá.

As unidades mais bem avaliadas estão na faixa 4 do Índice Geral de Cursos (IGC), que varia de 1 a 5. O IGC de 2012 é um indicador de qualidade das instituições de ensino superior. Para chegar ao índice, o MEC considera infraestrutura do curso, corpo docente (mestrado e doutorado), notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), entre outros aspectos.

No Brasil, 19 faculdades públicas estão nas faixas 4 e 5, considerado o grupo de excelência. Desse total, apenas três tiveram nota máxima. Entre as 16 instituições que obtiveram conceito 4, oito são Fatecs.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec -, em 276 municípios paulistas.

As Etecs atendem mais de 216 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 64 mil.

Do Centro Paula Souza
(11) 3324-3355 / 3363