Oficinas Culturais oferecem 12,3 mil vagas em 126 cidades

Serão mais de 370 atividades ao longo do primeiro trimestre, com destaque para fotografia, circo, teatro, música e gestão cultural

seg, 18/01/2016 - 12h22 | Do Portal do Governo

O ano de 2016 começa intenso no Programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura do Estado, gerenciado pela organização social Poiesis. Nada menos que 126 cidades, inclusive a capital, terão 370 atividades entre janeiro e março, com 12.395 vagas/lugares. As atrações se destacam tanto pela diversidade quanto qualidade dos projetos e dos temas. Confira alguns destaques abaixo e programação completa no site do programa.

Capital

A Oficina Alfredo Volpi, em Itaquera, apresenta um projeto de resgate de memória por meio da fotografia do lendário Edifício São Vito, que marcou a história da região central de São Paulo por abrigar uma espécie de mega-favela em formato vertical. O evento inclui a exposição “Edifício São Vito”, de Fabio Knoll, com curadoria de Maureen Bisilliat, e um encontro com o fotógrafo, em que ele falará sobre seu processo de criação, complementado por uma saída fotográfica.

Também na capital, a Casa Mário de Andrade celebrará o aniversário de São Paulo, com personalidades que irão contar histórias e crônicas sobre a cidade. O evento Paixão por São Paulo, a cidade que conduz, é uma parceria com o projeto Hey Sampa. O cantor e compositor Tom Zé, a apresentadora e cineasta Marina Person, o ator Pascoal da Conceição, Carlos Beutel e o jornalista Edison Veiga irão marcar presença nos debates que ocorrerão entre janeiro a março.

O curso “História, Cultura e gênero”, coordenado por Giovanna Pezzuol Mazza e Stella Maris Scatena Franco Vilardaga, também ocorrerá na Casa Mário de Andrade. A atividade apresentará os resultados dos trabalhos do Grupo de Pesquisa em Gênero e História da USP sobre a atuação de mulheres da América Latina em diversos âmbitos da produção cultural, nos séculos XIX e XX.

Interior

Um dos destaques no interior será a Oficina Altino Bondesan, em São José dos Campos. Sua intensa programação é voltada à gestão cultural e inclui workshop Avaliação de impacto de projetos culturais, com Maria Alice Gouveia. O evento é voltado a agentes, produtores e dirigentes culturais, além de participantes de organizações da sociedade civil, etc. O mesmo tema será tratado em Empreendedorismo criativo – pontos de partida, com Anna Kühl. Em Ribeirão Preto, a Candido Portinari apresentará esse mesmo curso.

A Fred Navarro, em São José do Rio Preto, terá programação segmentada, com o Projeto Especial II Março Fotográfico, de 1 a 31 de março, e terá abordagem de diferentes temáticas da fotografia. Em sua segunda edição, o projeto reafirma o compromisso de contribuir com a formação de fotógrafos amadores e profissionais. Fará isso a partir do intercâmbio de conhecimentos e técnicas por meio de workshops, oficinas e palestras com profissionais de destaque. Entre as atividades, a exposição “Rio Preto com outros olhos”, coordenada por Edvaldo Santos e Lézio Junior.

Entre as oficinas da Fred Navarro, destaque para uma de iniciação à fotografia, com câmeras DSLR, de Edvaldo Santos; Fotojornalismo em pauta, de Emiliano Capozoli; Workshop de iluminação, com Rogério Andrade; e Refazer fotográfico – novos rumos e formatos, de Paulo Fehlauer, do Coletivo Garapa. Haverá ainda o curso de diagramação de álbuns, com Marcelo Caetano. No mesmo espaço, Paulo Teixeira fará palestra sobre o uso da imagem fotográfica e do cinema em sala de aula.

Enquanto a Grande Otelo, em Sorocaba, faz, em março, “um dedo de prosa” com a atriz Rosi Campos, em Santos, a Pagu apresenta o Rio-Santos Bossa Fest 2016, com show de Sonia Rocha Wilcox & Banda, no dia do aniversário de São Paulo, 25 de janeiro. A mesma oficina dedicará atenção especial também à fotografia, com o projeto Cidade, diversos olhares, em parceria com a AGEM – Agência Metropolitana de Desenvolvimento da Baixada Santista. Ela tem como objetivo mostrar o olhar artístico dos moradores e fotógrafos das 9 cidades da região que culminará numa exposição itinerante em 2016.

Em fevereiro e março, nas cidades de Santos, São Vicente e Praia Grande, André Luiz Saleeby fará a oficina de introdução à pós-produção fotográfica. Ivy Freitas dará o mesmo curso em Itanhaém, Peruíbe e Moguagá. A Pagu também dedicará programação extensa para comemorar o mês das mulheres.

Em São Carlos, a Sergio Buarque de Hollanda comemora o dia do Circo e do Teatro com intervenção circense com o Palhaço Pipoco, espetáculo teatral e show de ilusionismo. O público poderá se divertir com o espetáculo Mudinho – aprendiz de feiticeiro! e Noite de ilusionismo, com Caio Ferreira.

A Oficina Tarsila do Amaral, em Marília, terá o ciclo de filmes comentados, da 4ª Semana do Cinema Brasileiro Contemporâneo, com curadoria de Rodrigo Grota. Em Presidente Prudente, os 25 anos da Timochenco Wehbi, em março, com homenageia a seu patrono Timó – apelido dado a Timochenco Wehbi pela classe teatral – com uma série de atividades: oficina, espetáculos, leituras dramáticas, documentário e show de música instrumental.

Da Secretaria da Cultura