Oficinas Culturais abrem inscrições para a programação de março a junho

Serão oferecidas mais de 12 mil vagas, em todo o Estado de São Paulo, para 350 atividades em oficinas, workshops, debates e palestras

dom, 24/02/2013 - 19h10 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, 25 de fevereiro, as Oficinas Culturais do Estado, espaços da Secretaria de Estado da Cultura administrados pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, abrem as inscrições para a programação das atividades de março a junho em todo o Estado de São Paulo.

Serão oferecidas 12.471 vagas para 350 atividades em oficinas, workshops, debates, palestras, entre outras. Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas as atividades os interessados devem acessar o site das Oficinas Culturais.

Um dos destaques da programação do interior do Estado é o Projeto Ano da Alemanha no Brasil, que será realizado na Oficina Cultural Grande Otelo, em Sorocaba. Faz parte do projeto a Oficina de Canto Lírico: a Música Romântica Alemã de Johannes Brahms; a Oficina de Dança-Teatro Pina Bausch – sobre a Fragilidade de se Relacionar; e o ciclo Cinema de Quinta, Filmes de Primeira: Mostra de Cinema Alemão Contemporâneo.

Outro destaque é o Ciclo de Estudos de História da Arte: da Idade Média ao fim do Século XVI, que será realizado na Oficina Cultural Altino Bondesan, em São José dos Campos. A atividade, coordenada por Danielle Nastari, tem por objetivo traçar um panorama introdutório da História da Arte Ocidental, desde a idade média até o final do século XVI, fazendo pontes com o presente e mostrando a influência dos variados estilos artísticos no nosso dia a dia em áreas como a publicidade, moda, cinema, música, entre outras.

O destaque da Oficina Cultural Carlos Gomes, de Limeira, é Atos e Ações: Festival Internacional de Performances e Intervenções. O evento, que contará com a participação de mais de 30 artistas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, México e República Dominicana, tem por objetivo promover o intercâmbio entre artistas brasileiros e internacionais, estimular o desenvolvimento de projetos diferenciados e instigantes no âmbito da arte contemporânea e promover a formação de novos públicos.

Na capital, um dos destaques da programação é Projeto de Residência Artística: Aparelhos de Superar Ausências, coordenado pelo Coletivo Phila7, que acontecerá na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro. Estão programados para esta atividade os seminários: A Noção do Espaço no Contemporâneo; Os Territórios Simultâneos de Atuação; e Tramaturgias Porosas: uma Escritura Cênica Aberta e Mutável.

Outro destaque na capital será a Oficina de Roteiro para Jogos Eletrônicos, que será ministrada na Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade, na Barra Funda. A coordenação é de Toni Brandão. A oficina tem por objetivo alimentar o grupo de participantes com informações e conteúdos para que eles possam criar seus próprios jogos eletrônicos dando vazão aos seus sentimentos, ideias e reflexões sobre o mundo contemporâneo.

Oficinas Culturais do Estado de São Paulo

O projeto das Oficinas Culturais foi idealizado pela Secretaria de Estado da Cultura em 1986. A partir daí, teve início um processo de formação cultural que culminou na criação de outras unidades.

Das 21 Oficinas Culturais, seis estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba).

Em cada unidade são realizadas atividades de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.

O projeto abrange os mais variados perfis, de crianças a adultos, de iniciantes a pessoas com nível avançado de conhecimento. Nas áreas de teatro, música, artes plásticas, dança, fotografia, circo, gestão cultural e audiovisual, entre outras. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade das Oficinas Culturais.

Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas as atividades, os interessados devem acessar o site das Oficinas Culturais.

Da Secretaria da Cultura