Oficinas Culturais abrem inscrições para 18 mil vagas em 441 atividades

São vagas para oficinas, workshops, debates e palestras em todo o Estado, além de 4.497 ingressos para espetáculos, shows, mostras de cinema e vídeo

sáb, 29/09/2012 - 10h11 | Do Portal do Governo

Já estão disponíveis no site www.oficinasculturais.org.br as 441 atividades que as Oficinas Culturais – espaços da Secretaria de Estado da Cultura, administrado pela Poiesis (Organização Social de Cultura) – oferecem para este último trimestre do ano em todo o Estado de São Paulo. Para acessar, os internautas devem clicar em Oficinas, na barra de rolagem à esquerda e escolher Capital ou Interior.

As inscrições começam nesta segunda-feira, 1º de outubro. Serão disponibilizadas 18.415 vagas para oficinas, workshops, debates e palestras, além de 4.497 ingressos para espetáculos, shows, mostras de cinema e vídeo. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade das Oficinas Culturais.

Um dos destaques da programação é a Semana Altino, que será realizada na Oficina Cultural Altino Bondesan, em São José dos Campos, entre 22 e 26 de outubro, em comemoração aos cinco anos de atuação do programa no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. A Semana terá exposições, palestras, workshop, intervenções artísticas e apresentações musicais.

Outro destaque é a atividade Papo de Artista, programada pela Oficina Cultural Carlos Gomes, de Limeira, para acontecer no dia 24 de novembro. A artista plástica, ilustradora, educadora e escritora Edith Derdyk será a convidada para falar sobre sua participação em exposições de instituições culturais consagradas do Brasil e do exterior, em países como Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Suíça e Dinamarca. Em 2012, a artista ganhou o Prêmio Artes Visuais Funarte SP.

Na capital, a Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade promoverá dois minicursos. Nos dias 5 e 6 de novembro, Paulo Markun falará sobre como produzir uma Biografia. O jornalista abordará escolha do personagem a ser biografado, fontes de pesquisa, elaboração de entrevistas, critérios de corroboração de informações e utilização da narrativa literária no texto final. Já o minicurso Roteiro Cinematográfico será coordenado pelo roteirista, produtor e diretor de cinema argentino Pablo José Meza, auto do premiado Buenos Aires 100 Kilómetros. A atividade acontece nos dias 22 e 23 de outubro.

Ainda na capital, a Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza de 13 a 19 de dezembro a I Mostra Teatro para Alguém. Serão apresentadas, para o público presencial e virtual, simultaneamente, cinco webpeças de seu repertório, selecionadas de diferentes autores, atores e diretores, reconhecidos e desconhecidos pela mídia. Os últimos dois dias da mostra serão dedicados às apresentações de duas webpeças resultantes da oficina “Teatro – Inter – Cine”.

Das 21 Oficinas Culturais, seis estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba).

Em cada unidade são realizadas atividades de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade das Oficinas Culturais.

Da Poiesis