Obras de modernização alteram operação dos trens da CPTM no fim de semana

Os trens vão circular com maior intervalo em trechos e horários específicos; confira a programação e planeje sua viagem com antecedência

sáb, 11/05/2013 - 10h01 | Do Portal do Governo

Neste fim de semana, dias 11 e 12 de maio, a CPTM prossegue com as obras de modernização em suas linhas. Por conta disso, os trens vão circular com maior intervalo em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem com antecedência:

Linha 7-Rubi [Luz – Francisco Morato – Jundiaí]: das 20h de sábado até as 22h de domingo, serão implantados equipamentos de infraestrutura no trecho entre as estações Jaraguá e Vila Clarice.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes – Itapevi]: no domingo, das 4h às 6h, os trabalhos de troca de postes estarão concentrados entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Lapa.

Linha 9-Esmeralda [Osasco – Grajaú]: no domingo, durante toda a operação comercial, serão executados serviços no sistema de rede aérea de alimentação elétrica dos trens entre as estações Santo Amaro e Jurubatuba.

Linha 11-Coral / Expresso Leste [Luz – Guaianazes]: no sábado, das 18h até o fim da operação comercial, as equipes estarão mobilizadas na implantação de equipamentos de via no trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e José Bonifácio.

Linha 11-Coral [Guaianazes – Estudantes]: no sábado, das 20h até o fim da operação comercial, as intervenções na via permanente ocorrerão na região da estação Jundiapeba.

Linha 12-Safira [Brás – Calmon Viana]: no sábado, a partir das 18h até a meia-noite de domingo, os serviços serão realizados no sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Tatuapé e Comendador Ermelino. Ainda, no sábado, das 20h até o fim da operação comercial, os trens não vão circular entre as estações Itaquaquecetuba e Calmon Viana para prosseguimento de obras na região da estação Aracaré. Para atender aos usuários, será acionado o Paese [Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência], com ônibus gratuitos percorrendo o trajeto entre as estações Itaquaquecetuba e Poá, na Linha 11. Para utilizar o serviço, será necessário retirar senha na área interna das estações do trecho afetado.

Desafio

A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios

As obras de infraestrutura em realização nas seis linhas permitirão que os 105 novos trens que já estão sendo incorporados à frota tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

Da CPTM